Por que é importante incentivar o uso da câmera aberta nas aulas online?

Convencer os alunos a ligarem a câmera nas aulas online é apenas um dos desafios enfrentados pelos professores e pelas famílias desde o início da pandemia. Seja por vergonha, insegurança ou até mesmo falta de motivação, alguns alunos preferem manter a câmera desativada.

Professores relatam que quando os alunos não utilizam a câmera, ficam mais dispersos, não participam ativamente das aulas e, muitas vezes, não respondem ao professor quando solicitado.

Ver o rostinho de cada aluno na tela do computador não só humaniza a aula, mas a torna mais encantadora e dinâmica. Permite ainda que o professor identifique se o aluno está com dúvidas, se está acompanhando a explicação, se está concentrado e se conseguiu compreender o conteúdo estudado.

Incentivar a participação ativa dos alunos durante as aulas é importante não só para acompanhamento pedagógico, mas principalmente para fortalecer relação entre professor e aluno.