Preparando para o futuro: alunos da Espaço Educar participam de projeto da Academia Alagoana de Letras

Com o intuito de incentivar o consumo da arte entre as crianças, a Academia Alagoana de Letras lançou, no dia 4 de março, o projeto “Preparando para o futuro“, que se estenderá durante todo o mês de março e que acontece de forma virtual. Nos vídeos publicados através do canal no YouTube da Academia Alagoana de Letras, os pequenos participantes de 8 a 11 anos demonstram sua capacidade artística, seja ela cantar, escrever, interpretar, dançar, pintar ou tocar instrumentos.

O projeto conta com a participação de 20 crianças: 10 de escolas da capital e 10 do interior de Alagoas. Dentre essas crianças, estão dois alunos que completaram os anos iniciais na Escola Espaço Educar.

Um deles é o escritor mirim, George Cotrim, de 11 anos, que escreveu seu primeiro livro quando estava no 5° ano da Espaço Educar. Para criar o livro “PFC: Os amigos jogadores de futebol“, George uniu sua paixão por futebol e literatura. “Eu me empolguei muito fazendo o livro e a sensação de quando terminei foi incrível, tinha acabado de escrever meu primeiro livro. Com certeza é o primeiro de muitos, inclusive já tenho planos para a parte dois deste livro”, declarou George em vídeo publicado pelo canal da Academia. Clique aqui e assista.

Outro aluno que marca presença no “Preparando para o futuro” é Gabriel Almeida. O menino de 10 anos manifestou seu talento ao recitar dois livros de literatura infantil. O primeiro livro, “O menino azul”, da aclamada escritora Cecília Meireles, trata-se de um poema singelo e suave, que encanta os leitores de todas as idades. “Histórias africanas para contar e recontar” foi outro livro a ganhar vida na voz de Gabriel. O conto escrito por Rogério Andrade Barbosa, utiliza os animais e a imaginação para levar o leitor a conhecer mais sobre os costumes africanos. Para assistir ao vídeo, clique aqui. O pai de Gabriel, Moysés Remigio, é só gratidão: “No vídeo, apenas Gabriel aparece, mas certamente ao lado dele, os professores, estagiários, funcionários, diretores, todos estão nesse vídeo […] com certeza levará para toda vida os ensinamentos da Espaço Educar”.

Projetos como esse trazem muito orgulho à Conceição França, diretora pedagógica da escola:

Devemos inserir as crianças no mundo da leitura o mais cedo possível. Assim, temos mais garantias que a leitura se torne um hábito, que possibilitará que sejam grandes leitores. Tudo que se aprende na infância fica guardado dentro da gente, mesmo que por um período da vida não se use, mas em algum momento você pode resgatar isso. Então, eu acredito que incentivar a leitura seja um grande investimento para a vida das crianças que, num piscar de olhos, já serão os adultos e o futuro do mundo.