Carnaval

Comemorado por todas as turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, o Carnaval Educar é realizado tradicionalmente com a promoção de bailes à fantasia e desfile de estandartes de blocos. As festas valorizam a cultura dos antigos carnavais e são animadas por bandas de instrumentistas, que tocam marchinhas e frevos.

Semana Educar da Leitura

No mês de abril, antecipando as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, data do nascimento do autor Monteiro Lobato, 18 de abril, promovemos uma semana de intensa programação de mediação e circulação literárias. Durante alguns dias, a escola realiza eventos diversos, recebe contadores de histórias, autores e ilustradores para participarem de bate-papo com as crianças e investe numa decoração temática conectada ao tema literário de cada ano. Encerrando as atividades da semana, realizamos dois dias de feira de venda de livros infantojuvenis, contemplando leitores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Dia das Mães

Apresentações artísticas e homenagens especiais, são o destaque deste evento. Durante uma semana, nossa escola realiza diversos encontros entre mães e filhos, ressaltando a importância da figura materna na formação dos laços de afetividade que acompanharão nossas crianças por toda vida. As comemorações ocorrem em nosso auditório, seguidas de dramatizações e números musicais.

Festas Juninas

Celebradas no mês de junho, antes das férias escolares, durante dois dias seguidos, essas festas se caracterizam pela diversidade das apresentações artísticas que valorizam temas do folclore nordestino. Toda escola é especialmente decorada para reproduzir o clima das típicas quermeces do interior, com direito a espaços cenográficos, barracas de quitutes, de jogos e brincadeiras. Todas as turmas, dos Minimaternais ao 5º ano, apresentam danças e coreografias juninas, reverenciando as tradições de Pedro, João e Antônio, os santos padroeiros das festas juninas.

Dia dos Pais

As comemorações ocorrem no mês de agosto, e apresentam formatos diversos, como café da manhã, corrida e caminhada, apresentações artísticas e musicais. O objetivo é celebrar o encontro entre pais e filhos, possibilitando a troca afetiva e a socialização.

Semana Esportiva

Jogos, lutas e apresentações das modalidades esportivas trabalhadas pela escola são o destaque da programação deste evento, comemorado entre os meses de outubro e novembro, com objetivo de apresentar a toda comunidade escolar a filosofia e metodologia de trabalho dos professores de Educação Física e revelar a evolução das crianças nas modalidades em que participam.

Semana da Criança

No mês de outubro, nossa escola dedica uma semana de programação para celebrar a infância. Jogos, brincadeiras, gincanas, shows de talentos e convidados especiais proporcionam momentos de lazer e entretenimento para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Mostra Científica

Realizado no segundo semestre do ano, este evento oportuniza a exibição dos conhecimentos construídos pelas crianças do 2º ao 5º do Ensino Fundamental, como resultado de experimentos científicos e temas trabalhados nos diversos projetos pedagógicos. Toda escola é ambientada para receber pais, familiares e visitantes, com objetivo de promover interação e dar visibilidade aos conteúdos escolares vivenciados pelas diferentes turmas.

Mostra Cultural

Espetáculo multicultural, realizado no mês de novembro, este evento marca o encerramento das produções artísticas do ano e é associado a temática da campanha anual de nossa agenda escolar. O tema escolhido para conduzir a criação do espetáculo, é vivenciado por nossas crianças em diversos momentos ao longo do ano, culminando com a criação de musicais e peças teatrais, encenados por alunos do 2º ao 5º ano, exibições realizadas num teatro fora da escola. Em 2018 realizaremos a 10ª edição da Mostra Cultural Espaço Educar.