A Escola Espaço Educar iniciou suas atividades em 10 de dezembro de 1996. Suas fundadoras compartilhavam o desejo de trazer para Maceió uma proposta inovadora em Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas quatro primeiras séries, com bases conceituais sólidas, metodologia atual e currículo aberto às atualizações demandadas pelo desenvolvimento sociocultural.

A cultura organizacional existente na Espaço Educar, compartilhada por todos os educadores, é reconhecidamente admirável pela sua capacidade de refletir acerca do que se faz, permitindo assim avançar continuamente no desenvolvimento da sua missão, apoiada em valores necessários ao convívio, como diálogo, respeito e solidariedade.

Missão
Promover aprendizagem significativa para crianças, desenvolvendo produtos educacionais inovadores, aplicando metodologias modernas com afetividade e respeitando às singularidades.

Ser modelo de escola e centro de formação de professores no Brasil.

Valores
Afetividade: agir com empatia, cuidado, acolhimento, carinho e olhar humanizado nas relações com as pessoas, em todos os nossos processos educacionais e de gestão;

Respeito às singularidades: agir com coerência e equidade, utilizando ferramentas e metodologias acessíveis aos estágios de desenvolvimento e necessidades individuais das pessoas;

Desenvolvimento pessoal e profissional: oportunizar às pessoas experiências e vivências que gerem aprendizado para a carreira e para a vida;

Cooperação: participar ativamente de processos coletivos, partilhar conhecimentos e ajudar na execução de tarefas, gerando desenvolvimento para si e para os outros;

Espiritualidade: acreditar em um poder superior de onde emana sabedoria, força e energia, respeitando todas as crenças das pessoas, estimulando valores humanos, como paz, união e solidariedade;

Inovação: buscar constantemente a melhoria e a modernização de métodos, recursos, processos e tecnologias.

Proposta Pedagógica

Uma escola orientada e baseada em pressupostos construtivistas acredita e proporciona aos seus alunos a possibilidade de compreender porque as coisas acontecem e como acontecem. Desenvolve em seus alunos um caráter investigador, criativo e consciente. Amplia a capacidade de resolver problemas e de fazer uso de todo o potencial sem subestimar o conhecimento prévio  que faz parte de todo o sujeito, adquirido através de sua experiência social e que deve ser ponto de partida para uma aprendizagem sistemática mais elaborada, que é encontrada na escola.

Acreditamos que a aprendizagem não pode ser vista apenas como a transmissão ou a reprodução de conhecimentos. Deve valorizar a autonomia do aluno, o prazer e o desejo pelo conhecimento e a motivação intrínseca. E deve oportunizar a diversidade de formas de pensar sobre uma mesma questão, o que é considerado um fato de enriquecimento do conhecimento.

Direção Executiva: Sílvia Melo

Ensino Fundamental Carla Duarte Ferro
psicologia.fundamental@escolaespacoeducar.com.br

Orientadoras:
Minimaternal e Maternal I – Carla Virgínia (manhã) e Wiviane Silva (tarde)
Maternal II ao Jardim II – Fernanda Fernandes (manhã) e Joice Colatino (tarde)
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – Milana Guedes (manhã) e Ericka Beatriz (tarde)

Coordenações de áreas e Outros Departamentos:
Educação Nutricional – Vanessa Freitas
Educação Física – Tereza Isabel
Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – Orleane Lima
Centro de Produção Pedagógica (CPP) – Julyane Lima
Gerência de Tecnologia da Informação – Carlos Henrique da Silva
Núcleo de Produção Artística e Eventos – Tácia Albuquerque
Psicopedagoga e Assessora Psicopedagoga –Walquíria Santos
Comunicação – Rebeca Lima

O Líder em Mim (LEM) é um programa de educação socioemocional com intuito de promover a mudança comportamental em toda a comunidade escolar (educadores, alunos, famílias e responsáveis), desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

As competências socioemocionais estão relacionadas à capacidade do estudante de lidar ou resolver uma situação complexa. Isso contempla um conjunto de habilidades sociais e emocionais que possuem um impacto direto no modo de sentir, de pensar e comportar-se diante dessas circunstâncias.

A metodologia do Líder em Mim propõe que todos os integrantes da escola reflitam sobre as diferentes formas de enxergar as situações, para então mudar o comportamento e obter novos resultados. Levando isso em consideração, o foco está especialmente em 3 dimensões: No desenvolvimento das habilidades de liderança, na cultura escolar e nos resultados acadêmicos.

O Líder em Mim é baseado no livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen Covey, obra que propõe uma vivência guiada por 7 hábitos, relacionados a 5 domínios das competências socioemocionais: consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão.

Na Espaço Educar, acreditamos que a aprendizagem não pode ser vista apenas como a transmissão ou a reprodução de conhecimentos. Deve-se valorizar a autonomia do aluno, o desejo pelo conhecimento e a motivação intrínseca, além de dar a oportunidade a cada criança de pensar de diversas formas sobre uma mesma questão, o que é considerado um fator de enriquecimento do conhecimento.

Sendo assim, o programa Líder em Mim vem enriquecer ainda mais a filosofia da Espaço Educar, que desenvolve uma cultura voltada à formação integral do aluno, auxiliando-o a lidar melhor com os seus sentimentos, possibilitando o desenvolvimento das competências necessárias para torná-lo mais independente e confiante, para que tenha sucesso na escola e na vida.