Leitura

Em nossa escola, a leitura é parte fundamental do aprendizado, promovendo prazer e crescimento pessoal para crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Nosso Programa Leitura Viva Espaço Educar, certificado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), como o Melhor Programa de Incentivo à Leitura do Brasil, desde 2014, é responsável por integrar diversas ações de mediação literária no ambiente da escola, com o objetivo de promover o gosto e o prazer de ler. Nossa biblioteca possui um acervo com mais de 5 mil títulos e é fonte irradiadora das descobertas literárias realizadas por nossos alunos e educadores.

Educação Infantil

Durante a Educação Infantil, compreendendo as etapas do Minimaternal aos Maternais I e II, as crianças são apresentadas aos contos infantis, que incluem histórias de animais, contos de fadas e contos universais. A partir da fase dos Jardins I e II, os gêneros textuais evoluem para histórias da carochinha, fábulas, parlendas e trava-línguas, e no 1º ano do Ensino Fundamental as rodas de leitura incluem histórias em quadrinhos, contos folclóricos e poemas de autores diversos.

As atividades de leitura são desenvolvidas de modo a possibilitar o contato da criança  com textos informativos, institucionais, além da produção escrita de brincadeiras e receitas culinárias. As rodas de leitura, momentos para celebrar o prazer de ler e recontar histórias, são estratégias motivadoras para despertar nas crianças o encantamento pelos livros. Em nossa escola, esses encontros ocorrem em sala de aula ou na biblioteca, nos ciclos dos Minimaternais e Maternais I, e por tempo ainda mais prolongado, nas fases dos Maternais II e Jardins.

Ensino Fundamental

Nas séries do Ensino Fundamental I, as rodas de contação de histórias ocorrem no espaço de sala de aula, com intervenção da educadora, e em visitas guiadas à Biblioteca Educar, para  que as crianças possam realizar o empréstimo de livros. Atividades como a produção de sinopses também fazem parte da agenda literária dos alunos do Fundamental, além de outros projetos de mediação e leitura.

Programa Leitura Viva Espaço Educar

Premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como o Melhor Programa de Incentivo à Leitura do Brasil, no ano de 2014, o Programa Leitura Viva Espaço Educar, implementado em fevereiro de 2012, surgiu com o objetivo de integrar diversas ações de mediação e incentivo à leitura de livros literários para infância e juventude, beneficiando um público direto de 1.100 crianças com idades entre 1 ano e 6 meses a 10 anos, matriculadas nas classes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, da Escola Espaço Educar, na cidade de Maceió, capital de Alagoas.
São 13 as ações deste programa: Era Uma Vez Outra Vez; Semana Educar da Leitura; Dia de Brincar de Ler; Encontro com os Autores; Formações Literárias; Biblioteca na Sala; Cantinhos de Leitura; Leitura no Pátio; Leitura no Recreio; Contações na Sala de Aula, Cardápio Literário; Pequenos Contadores, Grandes Histórias e Pais Contadores.

Ações Integrantes do Programa Leitura Viva Espaço Educar:

ERA UMA VEZ OUTRA VEZ – Momentos de contação de histórias; promoção de oficinas literárias criativas; rodas de conversa sobre livros e autores; e cine leitura (exibição de vídeos e curtas metragens inspirados na literatura infantil), realizados no espaço da biblioteca. Os contadores são educadores mediadores em leitura contratados da biblioteca e/ ou voluntários: professores e colaboradores da escola. A agenda é semanal, mobilizando todas as turmas da escola.

SEMANA EDUCAR DA LEITURA – Comemorada em abril, mês da literatura para infância, faz parte do calendário anual da escola, desde o ano letivo 2010, e pode ser considerado o evento que desencadeou o movimento para a construção de um programa voltado à educação literária. A semana se caracteriza por cinco dias de intensa programação cultural tendo a literatura infantil como passaporte para a imaginação e o prazer de ler. Desde 2012, a feira de venda títulos, prevista na programação dessa semana, é realizada em dois dias, e possui um manual de regras, que objetivam garantir a oferta exclusiva de livros para crianças e adolescentes, bem como a qualidade literária dos títulos comercializados ao público.

DIA DE BRINCAR DE LER – Evento semanal, realizado toda quinta-feira, com objetivo de promover a livre escolha literária. Integra o calendário escolar e é responsável pela circulação de centenas de títulos infantojuvenis, rodas de conversa e apreciação literária, que ocorrem nos diversos ambientes da escola. As rodas acontecem na hora do recreio e neste dia as crianças são convidadas a trazer para escola um título que gostariam de ler ou compartilhar com os amigos. São momentos de leitura espontânea, que contam com a intervenção das educadoras para mediar as contações e conversas, assim oportunizando a descobertas de novos títulos e autores.

ENCONTROS COM AUTORES – Acontecem de uma a duas vezes por ano, no espaço da biblioteca ou no auditório, com objetivo de promover momentos de conversa e troca de experiências sobre livros e leitura. Participam desses encontros alunos e educadores. A agenda busca contemplar autores convidados de outros estados e escritores alagoanos.

FORMAÇÕES LITERÁRIAS – Com o objetivo de promover a troca de experiências sobre leitura literária, a escola investe em formações voltadas a literatura para infância (ver comprovações nos anexos). Essa iniciativa já ocorria eventualmente, mas desde 2012 integra o planejamento do Programa Leitura Viva com um calendário anual. A ideia surgiu a partir do encontro com a autora infantil Lenice Gomes, durante a oficina Contando histórias na sala de aula, realizada no ano letivo de 2010, na própria escola.

BIBLIOTECA NA SALA– Acervo circulante, composto por cestas contendo livros escolhidos pelos alunos e seus educadores. Ficam à disposição das turmas no ambiente da sala de aula para realização de rodas de leitura com empréstimos de títulos, permitindo que as crianças possam levar os títulos escolhidos para ler em casa, semanalmente. Contemplam as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

CANTINHOS DE LEITURA – Modalidade de acervo circulante com a chancela da Biblioteca na Sala. Correspondem a vitrines literárias: suportes de tecidos com bolsões plásticos afixados nas paredes das salas de aula, contendo livros que as crianças podem ler e trocar entre si, nos momentos de intervalo e/ou horário de aula. Os acervos permanecem nas salas de aula e contemplam as turmas dos Minimaternais aos 5ºs anos. Esta ação iniciou no ano letivo de 2012 experimentalmente nos corredores e biblioteca, atualmente contempla todas as salas de aula da escola.

CONTAÇÕES NA SALA DE AULA – São conduzidas pelas mediadoras e voluntárias da biblioteca, mas ocorrem ocasionalmente, seguindo uma agenda semanal e contemplando as turmas da Educação Infantil. O objetivo é levar as ações de contação de histórias e mediação literária para a sala de aula, com intuito de aproximar ainda mais leitores e biblioteca.

CARDÁPIO LITERÁRIO – Acervo circulante destinado a empréstimos semanais para os funcionários da escola. São livros de gêneros variados, doados pelos próprios colaboradores, e que circulam numa mala por diversos setores da empresa, atendendo as pessoas que não tem tempo de visitar a biblioteca. Conta com mais de 150 títulos, incluindo infantis, ficção, auto-ajuda, romances, crônicas e religiosos.

LEITURA NO PÁTIO – Dramatizações de histórias no pátio da escola, apresentadas em ocasiões especiais, por educadoras voluntárias do Programa Leitura Viva Espaço Educar ou pela equipe de mediadoras da biblioteca. As produções unem literatura e teatro, apresentando aos pequenos leitores performances inspiradas em textos literários para infância e juventude.

LEITURA NO RECREIO – São momentos diários destinados ao livre fluxo de leitores na biblioteca, durante o horário do recreio das turmas da manhã e da tarde (das 9he10min às 10he30min e das 15he10min às 16he30min). Esta ação nasceu com o reordenamento da agenda da biblioteca, a partir de fevereiro de 2012, para permitir que as crianças do Ensino Fundamental tivessem um tempo exclusivo para ler e conversar sobre livros e leitura. Representa o horário de maior fluxo espontâneo na biblioteca. As crianças optam por transformar o momento de lazer em partilha literária, e o que percebemos é uma onda circular, onde muitas se descobrem leitoras e influenciam outros colegas a seguir o mesmo caminho. Neste ano letivo de 2014 introduzimos as contações de histórias em dois dias do Leitura no Recreio, às terças e quintas, destinando 20 minutos para cada turma, assim contemplando os leitores que gostam de ouvir histórias contadas e atraindo novos leitores para o espaço.

PEQUENOS CONTADORES, GRANDES HISTÓRIAS – Contações de histórias realizadas por alunos do Ensino Fundamental nas salas de aula da Educação Infantil e/ou na Biblioteca, esses momentos acontecem semanalmente. As turmas são escolhidas para a contação de história, de forma aleatória e de acordo com a disponibilidade de horários. As crianças interessadas em participar do Projeto se inscrevem previamente e realizam tais contações sempre no horário do Recreio, não interferindo assim no andamento dos conteúdos programados em sala de aula. E ainda, tem auxílio na escolha dos títulos a serem contados, pela Mediadora de leitura. No ano de 2014, foi realizado um Concurso contemplando com livros infantojuvenis um número considerável de crianças participantes desta ação.

PAIS CONTADORES- Os pais foram convidados a se inscrever na Biblioteca da escola e participar da Semana da criança, dando início ao Projeto Pais Contadores contando histórias na turma dos seus filhos. Alguns títulos foram disponibilizados nas Orientações. Tais contações aconteceram do Minimaternal ao 5° ano. Com o início deste projeto, o Programa completa 13 ações no incentivo à leitura. Agradecemos aos pais participantes e gostaríamos de informar que o projeto terá continuidade em todas as turmas, passando apenas por algumas adaptações.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestDigg thisShare on TumblrShare on RedditShare on StumbleUponShare on VKShare on YummlyFlattr the authorBuffer this pageShare on LinkedIn
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *