Pais amigos da Leitura

IMG_4867

A leitura é um hábito presente na vida do professor Rodrigo de Paula Almeida Lima e da psicóloga Krisna Regina de Amorim Rocha. Tão viva, que ao voltarem de uma viagem a Portugal, eles trouxeram livros do escritor infantojuvenil Miguel Babo para compartilhar com a biblioteca de nossa escola.Os exemplares, doados recentemente, agora fazem parte do acervo do Programa Leitura Viva Espaço Educar, e poderão ser consultados por  leitores  usuários da biblioteca.

Pais das crianças Pedro e Sofia Lima, matriculados nas classes do Maternal I A e 1º ano A, o casal diz que o hábito de contar histórias e ler livros diversos, são uma realidade na família.

Entre os livros doados pelo casal, o que conta a história do xadrez, foi o que mais chamou a atenção de Rodrigo, motivando o desejo de compartilhar com as crianças de Maceió.

Sobre o autor português Miguel Babo

Ele iniciou a carreira literária em 1998, já participou de mais de duas dezenas de filmes comerciais e em 2004 assumiu a atividade artística profissionalmente. Desde então, participou de produções culturais, editou vários títutlos: ”Da Universidade de Coimbra e dos TS que Por Lá Andam”; “Quando as Almas se Despem”: “Pivete o Pequeno Corsário”; “Chess Papel – Xadrez em Papel”; “O Rei não Tomba” , “História do Rei Elias”.

A História do Rei Elias, também encenada, adaptada e apresentada em vários teatros pela companhia “Mecanismo Criativo”, tem uma encenação e apresentação do próprio autor e ultrapassou já o número de 3 mil espectadores infantis.

Em 2010 teve uma participação especial, como ator, no filme “Fugiu Peter Pan” e dois anos mais tarde no Filme “Geme La Vie” de Luís Albuquerque”.

Como realizador e ator levou a cabo “O Condenado”, com a companhia palco 13, “Amanhã”, com Victor Alemão e Ana Madureira, “Ensaios Contra a Intermitência da Cegueira” com Hugo Barreiros e Suzana Dixo.

Destacam-se, para além das curtas-metragens, os documentários: “O Assalto ao Quartel de Beja”, “Coimbra – O Canto a Guitarra e a Poesia”, com Ana Galvão e Carlos Carranca e “Figueira Balnear Desaparecida

O seu argumento, “Sem Regresso”, foi uma das histórias vencedoras do concurso “Aqui/Here” promovido por um grupo experimental da Universidade de Aveiro em 2011.

Em 2012 foi o autor/cineasta estrangeiro convidado, nas jornada culturais, da Universidade de Lille a propósito do seu livro “O Rei não Tomba”.

Na sua terra Natal, a Figueira da Foz, acaba de ser distinguido com o “Prémio Carreira” atribuído pelo canal de televisão online, Figueira TV.