Segundo determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, o currículo do Ensino Fundamental I, etapa que compreende as séries do 2º aos 5º anos, é composto de conteúdos gerais e diversificados. Nessa grade curricular constam obrigatoriamente “o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil”.

Em que está fundamentada nossa proposta de trabalho?

Nas idéias nascidas de Piaget e outros pensadores como uma crítica às didáticas tradicionais, em consonância com os PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais.

O que ela defende?

O ensino não deve privilegiar a simples transmissão de conhecimento do professor ao aluno.
Deve ser dada ao aluno a oportunidade de estabelecer relações entre os conteúdos estudados; produzindo, utilizando e aplicando o conhecimento a inúmeras “situações- problemas”, aprendendo a aprender, a pensar de forma criativa.

Como estão organizados os conteúdos no currículo escolar?

Nas áreas de Ciências Naturais e Conhecimentos Históricos e Geográficos, os conteúdos são organizados em forma de projetos. Nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, o trabalho é realizado com base no livro didático, livros paradidáticos, jogos e oficinas. Nesse sentido, optamos por incluir na parte de diversificadas, as disciplinas de Língua Inglesa e Leitura e Produção de textos.

A disciplina Leitura e Produção de Textos foi escolhida devido ao seu grau de importância na formação de nossos alunos como praticantes da leitura e da escrita, pois ela nos permite ir além dos estudos da disciplina de Língua Portuguesa e dos nossos projetos de leitura ampliando os estudos nessa área. O nosso desafio é formar praticantes da leitura e da escrita.A nota bimestral desta disciplina é o resultado obtido através dos itens da ficha de acompanhamento que compõem objetivos específicos de leitura e Produção de texto a serem alcançados ao longo do ano para a série que se destinam. Elas nos ajudam a redirecionar nosso planejamento e acompanhar de perto os avanços e dificuldades das crianças ao longo do processo.

Como acontece o processo de avaliação?

Avaliamos a criança durante todo o processo e também ao final dele. Para cada conteúdo trabalhado são definidos objetivos de aprendizagem, que estão organizados por área e registrados na ficha de acompanhamento. Esta ficha informa aos pais o que está sendo aprendido pelos alunos a cada semestre letivo e, ao professor, mostra o perfil de cada aluno, bem como os aspectos que precisam de um investimento maior.

Extra-curriculares

Do 2º ao 5º ano, os alunos passam a contar com o reforço de atividades extra-curriculares, como musicalização e informática, que complementam sua formação.

Serviços que oferecemos:

As turmas de todas as séries do Ensino Fundamental, matriculadas nos horários da manhã ou tarde, também contam com o serviço de orientação nutricional, tendo direito ao consumo diário de lanches.