O tema foi abordado no último sábado (15), pelo professor de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Jean Toscano, numa palestra para pais das turmas do Jardim I, II e 1º ano.
O fato é que cada vez mais as crianças estão passando seu tempo livre com as mídias de tela (Tv, computador, celular, tablet) e estão deixando de brincar, de explorar, inventar, fantasiar e descobrir. Para muitos pais encontrar esse equilíbrio é um desafio.
“Diversas pesquisas sobre o tema apontam que esse comportamento influencia no desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial das crianças”, explica Jean Toscano.
Durante o bate-papo, o professor apresentou dados científicos da relação que crianças estão tendo com o meio que os cerca e como isso vem refletindo em dois comportamentos: a exposição às mídias de tela por tempo prolongado e o pouco engajamento que as crianças estão tendo com a atividade física.
Um estudo feito pela Universidade de Pernambuco (UPE) com crianças de 4 e 5 anos de Recife e Olinda, analisou o tempo de exposição dessas crianças com as mídias de tela. 73,9 % das crianças dessa faixa etária ficam expostas por tempo prolongado e 34,8% dessas crianças estão engajadas pelo tempo ideal à prática de atividades físicas.
“Os pais têm que delimitar o tempo das crianças com as mídias. Mesmo que a criança reclame, vai naturalmente buscar algo para brincar”, orienta o professor.
A recomendação da Academia Americana de Pediatria é que crianças de 18-24 meses devem evitar exposição a mídias de tela, entre 2 e 5 anos devem usar por 60 minutos e crianças entre 6 e 19 anos devem limitar o tempo de tela em até 2 horas por dia.
“Apesar da extensa rotina dos pais, eles devem se preocupar em investir mais tempo com os filhos em atividades livres, pois a infância é período de intenso desenvolvimento, onde se constrói a grande maioria das habilidades motoras, sociais e cognitivas, e todas elas dependem de interação”, acrescenta a Diretora Pedagógica, Conceição Azevedo.
O livro “Filhos fisicamente ativos”
O livro está sendo vendido na secretaria escolar até a próxima sexta-feira (21), R$ 35,00 (apenas em espécie).