Quem disse que a leitura só pode acontecer a partir do ato de ler um livro?
Provando que os conteúdos literários podem e devem estar presentes no cotidiano escolar das crianças a partir de diversas atividades, até mesmo na quadra de esportes, as turmas do 2º ano vivenciaram uma dinâmica imitando o gestual de personagens de histórias infantis.
A brincadeira na quadra começou com uma roda de conversa sobre a história O sapo e o feiticeiro. Logo depois de ouvir a história, as crianças brincaram do jogo “o feiticeiro perdido na floresta”.
“Uma delas era o feiticeiro, que ao tocar nos outros colegas os transformava em sapos, sendo assim elas teriam que ir pulando feito sapos utilizando somente o apoio das mãos para conseguir tocar no próximo colega e quebrar o encanto”, explica o educador físico Jamerson Fonseca.
Com essa brincadeira, as turmas desenvolveram habilidades como saltar num pé só, rolar, correr, o equilíbrio e o apoio de mão, condições que serão exercitadas ao longo do ano durante os conteúdos de ginástica escolar trabalhados no 2º ano.
Segundo Jamerson Fonseca, a partir das brincadeiras e jogos propostos para as turmas em quadra, é possível fortalecer os laços de amizade entre os alunos e a conquista de sentimentos como confiança e companheirismo.
Durante essa atividade, os alunos também trabalharam dinâmicas de relaxamento e normalização dos batimentos cardíacos.
Veja FOTOS de diferentes momentos das turmas:
2º ano A e B da Manhã – 2º ano C da Tarde: