Mulheres de Alagoas

IMG_5023

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Leitura Viva recebeu a visita da escritora alagoana Edilma Acioli Bonfim, que trouxe de presente para nosso acervo sua obra: Dicionário Mulheres de Alagoas ontem e hoje, livro que escreveu em parceria com Enaura Quixabeira Rosa e Silva.

A escritora conta que a ideia de presentear o acervo da escola com o dicionário, surgiu a partir da realização da campanha Alagoanos que nos orgulham. “A primeira vez que fiquei sabendo dessa campanha foi quando vi esse grande outdoor na frente da escola, depois tomei conhecimento a respeito do projeto completo ao  ler a reportagem do jornal gazeta de Alagoas. Recortei, está guardado, e confesso a vocês que fiquei extremamente emocionada ao ver  a escola trabalhar um tema desses com seus alunos. É bonito ver essa gente tão miúda sendo levada a perceber o valor das contribuições que cada um desses homenageados deram a Alagoas. Eu aprendi isso na universidade, já adulta, mas vocês estão ensinando para crianças tão pequenas”, disse Edilma Bonfim.

A escritora fez questão de ressaltar o importante papel social que a campanha desenvolvida pelo Espaço Educar tende a promover para crianças e adultos. “Resgatar a memória de quem contribuiu para a cultura, a ciência, as artes, enfim, toda sociedade, para a memória de um povo, é de um valor incrível. É importante refletir isso com as novas gerações, mostrar para essas crianças que essas pessoas contribuíram e deram o melhor de si para o bem de toda sociedade. Esse é um excelente projeto, parabéns a todos que fazem a escola, e nós da universidade só temos que aplaudir”, completou.

IMG_5028

Edilma Acioli Bonfim é doutora em Letras e professora aposentada do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Pioneira no ensino da disciplina de Literatura alagoana, na Ufal. A preocupação maior de seus estudos ensaísticos é resgatar, registrar e publicar a produção artística alagoana que considera escassa em fortuna crítica.