Trabalhando a Campanha da fraternidade na sala de aula

Texto produzido pela professora Luysla Grigório

Associado ao projeto de Ciências “Seres Vivos e o meio ambiente”, os alunos dos 2ºs anos estão trabalhando a Campanha da Fraternidade na sala de aula.

As turmas dos 2°s anos estão entrelaçando o projeto de Ciências “Seres Vivos e o meio ambiente” com a proposta da Campanha da Fraternidade 2016, uma vez que o tema proposto pela Igreja está norteado pelo objetivo da conscientização das pessoas em preservar questões ambientais garantindo o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Já que os conteúdos de ciências contemplam o estudo sobre o ambiente em que vivemos e a relação estabelecida entre todos os seres vivos e os componentes não vivos, nada mais significativo, crítico e atual do que despertar nas crianças o senso de responsabilidade ambiental.

Baseados no tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, foram iniciadas atividades das disciplinas de Ciências e de Ética e Cidadania através da reflexão dos pressupostos: Que casa é essa? De que maneira somos responsáveis por esses cuidados? Por que nossa casa necessita de cuidados?

O aluno Mário Lessa do 2° ano C manhã refletiu sobre essas questões e afirmou “A casa é o nosso planeta. Temos que cuidar de tudo, porque o homem está destruindo o ambiente em que vive”.

É muito importante que desde cedo, as crianças percebam a destruição ocasionada pela ação do homem perante o ambiente em que vive e o papel ímpar que podem e devem exercer diante na preservação da natureza como um todo.

Através de um planejamento articulado e multidisciplinar, as crianças tiveram oportunidade de analisar e discutir o vídeo e o cartaz oficial da campanha, expor opiniões acerca das ações do ser humano na destruição do meio ambiente e realizar atividades escritas acerca das consequências que o desrespeito e a degradação ao meio ambiente geram para todos, e, além de tudo, suscitaram o desejo de viver num mundo melhor colocando-se numa postura confiante e crítica diante das situações ambientes analisadas.