Bate papo com poeta alagoano Claudio Vieira

Nascido no povoado de Riacho Grande, sertão de Alagoas, e desde pequeno frequentador das feiras-livres e admirador dos repentistas, Claudio Vieira, advogado de formação e poeta por paixão, foi um dos convidados da nossa Semana Literária deste ano, e participou de um bate papo com os alunos dos 4ºs e 5ºs anos.

 Apaixonado por poesia, Claudio conta que desde pequeno, por incentivo de seu pai, passou admirar o trabalho dos repentistas e poetas que se apresentavam nas feiras livres. Após um tempo distante da poesia, Claudio lembra-se do dia em que, voltando do trabalho, passou pelo Teatro Deodoro, no Centro de Maceió, e ouviu uma apresentação dos repentistas Severino Feitosa e Geraldo Amancio. “Aquele festival de viola remeteu à minha infância e percebi que sentia falta do contato com a poesia”, disse Claudio.

Alguns anos depois, como proprietário de um restaurante na Ponta Verde, Claudio chegou a promover cantorias para seus clientes, participou de diversos festivais e rodas de glosas (apresentações de violeiros, cancionistas e repentistas).

Cada verso escrito, desde o primeiro, trás  sempre uma historia para contar. E é assim até hoje. Claudio conta, em poesia, a história do nascimento e casamento de seus filhos, dos netos e amigos e, escreveu quatro poesias especialmente para nossa Semana Literária. Alguns delas foram lidas para as crianças num bate papo divertido na biblioteca.