Palestra: ‘Os cinco sentidos’

Será que posso ouvir música no volume que eu quiser sem prejudicar minha audição? Qual é a função do minúsculo osso denominado martelo? De que forma o som que escuto é processado até chegar ao cérebro? Posso identificar algo somente através do cheiro? Quantos cheiros diferentes posso sentir? Quantos sabores a língua consegue detectar? Essas e outras curiosidades foram esclarecidas na palestra: “Os cinco sentidos”, promovida pelos otorrinolaringologistas Isolda Carvalho de Santana e João Prudêncio da Costa Neto, pais da aluna do 1º ano, Marília Carvalho de Santana Prudêncio da Costa.

No bate-papo, que faz parte do projeto de ciências, “No mundo das sensações”, os alunos viram assuntos relacionados ao paladar, olfato e audição num momento bem dinâmico e bastante esclarecedor. Durante a atividade, as crianças puderem expandir os conteúdos vistos em sala de aula, além de experimentar de forma lúdica algumas sensações olfativas e táteis, propostas pelos palestrantes.

“É importante esclarecer que o conhecimento científico dos alunos, em relação às características internas e externas do corpo humano e a exploração das formas de percepção com seu meio, ocorre no início do Ensino Fundamental. Dessa forma, é relevante que conteúdos como esses sejam abordados a fim de construir a aprendizagem significativa do conhecimento obtido em sala, fundamentando-se em investigações, comparações e debates”, explicou a professora Luysla Grigório.

Veja algumas fotos:

Contribuiu para o texto: Luysla Grigório