Alunos participam de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de Março celebra-se o Dia Internacional da Mulher e durante esta semana as turmas do Maternal II ao 5º ano realizaram diversas atividades relacionadas ao tema, fazendo um estudo dessa data e a importância da figura feminina no contexto histórico.

As crianças realizaram pesquisas, participaram de discussões, apresentação sobre as principais conquistas das mulheres e oficinas em sala de aula. Além disso, as turmas do 2º ao 5º ficaram responsáveis por produzir textos coletivos sobre cinco mulheres que inspiram: Malala, Nise da Silveira, Mestra Virgínia, Maria da Penha e Madre Teresa de Calcutá, que estão expostos na escola.

Ainda nesta quinta-feira, as turmas do 5º ano participam de um bate papo no auditório com as diretoras do Espaço Educar, Sílvia, Luciana e Conceição, sobre o tema ”A mulher no mercado de trabalho”. No momento, as crianças fizeram algumas perguntas relacionadas à fundação da escola, as dificuldades sentidas e como é ter uma empresa reconhecida liderada somente por mulheres.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

Em um modelo de sociedade ideal, não precisaríamos de datas para reconhecer a importância das mulheres na sociedade e em seu aspecto primoritário: a capacidade de gerar vidas. No entanto, cada vez mais as estatísticas de violência, preconceito e desigualdades confirmam essa necessidade e revelam um paradoxo, visto que, as conquistas por elas alcançadas ao longo do tempo, revelam a força da mulher em seu gênero e identidade social, independente de raça, religião e tantas outras particularidades. Por isso, entre tantos outros aspectos, é importantíssimo destacar a relevância da luta da Mulher por seus direitos, em todas as suas esferas de atuação. Assim, a data 08 de Março é um momento para lembrar que se hoje usufruímos dessas conquistas, é porque muitas outras mulheres lutaram por elas. É momento também para refletir sobre nossa responsabilidade frente às tantas outras conquistas que ainda precisamos alcançar. Afinal, todo Dia é Dia da Mulher!