Espaço Educar promove Semana Literária em homenagem a Monteiro Lobato

Resgatar histórias e homenagear o famoso escritor de literatura infantil. Esta foi a ideia que motivou a Semana Literária Espaço Educar 2018, que aconteceu no período de 16 a 20 de abril, intitulada ‘’Uma viagem no tempo com Monteiro Lobato’’. A programação relembrou obras e personagens atemporais, como o Sítio do Pica-pau Amarelo, que é parte importante da infância dos brasileiros há tanto tempo e continua presente até hoje, perpassando gerações.

Segundo Laís Moraes, mediadora de leitura da Escola Espaço Educar, o objetivo da Semana Literária é enaltecer a importância da leitura e promover o interesse das crianças pelos livros, por isso, a programação foi bastante interativa.

A semana contou com diversas atrações promovendo a participação dos alunos em diferentes atividades literárias. Em uma delas, um labirinto foi montado no auditório, onde as crianças fizeram uma viagem no tempo, conheceram desde as primeiras edições dos livros de Monteiro Lobato até as mais atuais, observando a evolução das ilustrações, modelos e ortografia. Em sala de aula, as crianças realizaram oficinas de confecção de personagens e artefatos presentes nos contos. A tradicional feira de livros, promoveu a apreciação e aquisição de bons títulos infanto-juvenis. A Estante Literária, uma novidade na programação, trouxe à comunidade escolar a possibilidade de deixar ou pegar livros, de forma autônoma e consciente.

Uma consagrada ação do programa Leitura Viva esteve presente na semana de leitura e, como sempre, agradou a todos. Trata-se dos ‘’Pais Contadores’’ que esse ano ganhou o incremento dos ‘’Colaboradores Contadores’’. Nela, pais de alunos e funcionários da escola contaram e interpretaram histórias nas salas de aula e na biblioteca, para diferentes turmas.

Sobre Monteiro Lobato

Nascido em 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté – SP, Monteiro Lobato foi um escritor e editor pré-modernista. Considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, Lobato foi precursor da literatura infantil no Brasil. Suas obras que merecem destaque fazem parte da coleção composta por 23 volumes: “Sítio do Pica Pau Amarelo”. O escritor ficou famoso por criar personagens como Dona Benta, Narizinho e Pedrinho, Tia Nastácia, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.