Por que ensinar educação financeira para crianças?

Ensinar os filhos a terem uma relação saudável com o dinheiro é uma das grandes preocupações de muitos pais. Afinal, ajudar a criança, desde cedo, a desenvolver a capacidade de planejar sua vida, sua família e tomar boas decisões financeiras refletirá na vida adulta, quando precisarão trabalhar, gerir suas próprias finanças e se sustentar.

Pensando em desenvolver a ideia de cidadania, o senso crítico, ético e participativo dos estudantes, desde 2017, os alunos da Escola Espaço Educar, do 1º ao 5º ano, aprendem noções de Educação Financeira. As aulas acontecem quinzenalmente e o assunto é abordado na disciplina de Matemática, porém a temática também pode ser trabalhada em outros momentos. Nas aulas de História, Geografia e Ciências, por exemplo, com estudo do dinheiro e sua função na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, além de pensar sobre o consumo, em diferentes momentos históricos.

Em sala de aula o tema é abordado de forma lúdica, procurando fazer com que os alunos participarem ativamente. Para isso são utilizados vídeos, jogos e simulações de empreendedorismo. Também analisamos contas aleatórias de energia elétrica e água,  para estimular o consumo consciente. Os estudantes dos 5ºs anos já têm acesso a assuntos mais complexos como poupança e juros, pois apresentam uma maturidade maior para assimilar o conteúdo.

Segundo Alinny Pontes, professora de Matemática, as aulas de Educação Financeira têm como objetivo criar uma conscientização sobre economia e gastos que poderão refletir no futuro da sociedade.

“Estamos lidando com os futuros cidadãos. Quanto mais cedo eles aprenderem sobre o uso consciente do dinheiro, mais fácil será na vida adulta, pois eles já terão um conhecimento sobre economia. Assim, esperamos contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente dos seus gastos, diminuindo talvez a quantidade de cidadãos endividados.”, contou Alinny.