‘Tia’ Irene prepara lançamento do primeiro livro infantil: “A princesa nada encantada”

texto: Luisa Gama

O encanto pela leitura começou quando Irene Cavalcante ainda era criança, num processo natural e gradativo. Em sua memória, recorda-se que os pais tinham o costume de sentar e contar histórias de sua infância para ela e para a irmã Ana (também professora do Espaço Educar). Lembra com carinho da coleção de gibis do seu tio Onildo e da estante de livros da avó paterna Anneci, que era professora.

Atualmente, professora do Ensino Fundamental da Escola Espaço Educar, Irene se prepara para o lançamento do seu primeiro livro infantil, “A princesa nada encantada”. (ilustração da editora Viseu ). A pré-venda começou no último dia 17/07 e está disponível no site da editora Viseu (acesse aqui -> www.eviseu.com/).

O livro conta a história de uma criança com muitas atividades diárias, mas que não entende por que tem que fazer tantas coisas. Até que um dia ela cansa. A obra levanta questões relevantes, como a importância da rede de cuidados e apoio da família, a necessidade do estímulo para que as crianças expressem suas emoções, além do respeito e autoridade dos pais.

“O leitor perceberá a importância de se manter o equilíbrio na rotina da criança, contemplando atividades e brincadeiras, sem esquecer de construir uma postura de responsabilidade no cumprimento de tarefas. Outra questão importante destacada é sobre a relevância do espaço de diálogo na família e da abertura para que a criança se sinta motivada e à vontade para falar de suas angustias e sentimentos”, explica Irene.

“A ideia de escrever um livro surgiu ainda na época da escola, no Ensino Fundamental I, não me recordo bem a série que cursava à época, em uma atividade passada pela professora. Lembro que os alunos ficaram responsáveis por montar um cronograma de leitura para o semestre, escrever sobre um tema e fazer o seu próprio livro. Foi empolgante! Tenho o rascunho até hoje. Depois desse momento, eu sempre escrevo algumas histórias”, relembra.

Os primeiros escritos do livro “A princesa nada encantada” começaram em 2014. “Essa história tem mais ou menos 5 anos e surgiu inspirada em uma prima de mesmo nome da personagem principal. Passou por muitas modificações, até que ficou pronta em 2017. Há um ano enviei para a editora”.

Para Irene, o incentivo dos pais à leitura, ainda na infância, foi o ponto chave para seu desenvolvimento como leitora e pelo encantamento pela literatura.

“Meus pais, Osman e Elenilda, foram muito sensíveis comigo e conseguiram fazer um excelente processo de incentivo à leitura. Como meu temperamento era mais agitado, eles revezavam as ofertas entre leituras mais longas e mais curtas, histórias orais e as narrativas de infância. Eles sabiam suscitar a minha curiosidade e sempre deixavam livros próximos para que eu pudesse, por conta própria, descobrir novas histórias. Sem falar que as dúvidas do dia a dia eles nunca respondiam de imediato, sempre davam como resposta: você já pesquisou? Foi esse incentivo que me fez não só gostar, mas desejar ler”, conta Irene.

Sobre o desejo de escrever novas histórias, Irene revela que já começou a escrever seu próximo livro, também voltado para o público infantil.
Segundo a professora e escritora, o lançamento oficial do livro deveria acontecer na segunda quinzena de setembro. Porém, com a situação atual, não tem data definida.

Sobre a professora
Seu primeiro estágio foi na Escola Espaço Educar, em julho de 2010, com turmas da Educação Infantil, quando ainda estava no segundo período da faculdade. Nos anos seguintes trabalhou como auxiliar de sala. Em 2015, assumiu sua primeira turma como regente (1º ano). E esse ano assumiu sua primeira turma no Ensino Fundamental (2º ano).