Texto: Luisa Gama, colaboração profª Yasmin

Proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos é um dos pressupostos da Proposta Pedagógica da Escola Espaço Educar.  A professora Yasmin Pessoa, do 3º ano B  do Ensino Fundamental, convidou a secretária Municipal  do Meio Ambiente  de Palmeira dos Índios, Anna Luísa França, para um bate-papo virtual com os alunos sobre a importância da preservação das matas ciliares.

A temática “A importância da vegetação para o solo e a água” está sendo estudada pelas crianças nas aulas de Ciências Humanas.  De acordo com a BNCC, ‘Ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural”. As vivências e os saberes trazidos pelos nossos alunos, somados à curiosidade despertada durante as leituras e discussões dos textos, foram o marco inicial desse encontro pra lá de especial e repleto de conhecimentos.

Segundo a Professora Yasmin, propor diferentes estratégias, como esse momento de troca de experiências e saberes, aproxima as crianças do contexto estudado, permite uma melhor assimilação do conteúdo e garante momentos de aprendizagem construídos de forma dinâmica.

Na ocasião, Anna Luísa, que é mãe de aluna da Escola Espaço Educar, explicou aos estudantes como a secretaria atua para a preservação da mata ciliar no município, quais as consequências da destruição dessa vegetação e discutiu formas de conscientização para proteção do meio ambiente.

Durante o encontro as crianças não só tiveram contato com os conhecimentos científicos, mas puderam envolver-se de fato no processo de aprendizagem, tendo a oportunidade de exercitar e ampliar sua curiosidade e desenvolver posturas mais colaborativas ao meio ambiente.

O bate-papo aconteceu na aula síncrona da turma, no último dia 13, através do aplicativo Zoom.