8 de abril – dia da natação: conheça os benefícios do esporte

Uma das atividades físicas mais recomendadas para crianças, a natação movimenta grande parte dos músculos e das articulações. Além disso, traz diversos benefícios para a saúde: estimula o desenvolvimento psicomotor, fortalece o sistema cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono, desenvolve segurança, a sociabilidade e autoconfiança, o que contribui na prevenção de acidentes em praias e piscinas.

Segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o esporte pode ser praticado a partir dos 6 meses. Na Escola Espaço Educar a Natação é ofertada a partir do Maternal II (crianças de 3/ 4 anos) até o 5º ano (10/11 anos).

Antes da aula na piscina, os alunos do Maternal II passam por um período de adaptação ainda em sala de aula, onde as professoras de natação apresentam os materiais que serão usados na piscina, cantam algumas músicas que são trabalhadas na aula e expõem alguns combinados. Em seguida, os alunos conhecem, de fato, a piscina da escola. Esses momentos fazem com que o primeiro contato com o esporte seja mais suave e amável.

Para essa faixa etária, as aulas de natação têm o objetivo de trabalhar a adaptação ao meio líquido, interação, respiração em baixo da água, flutuação (ventral e dorsal), equilíbrio e estimulo ao deslocamento de um lado para o outro na piscina (propulsão). Por meio das brincadeiras, as crianças conseguem familiarizar-se com o meio aquático e criar o gosto pelo esporte. Nas idades seguintes, as crianças trabalham e aprimoram os diferentes estilos de nado.

As aulas de natação para todas as idades são conduzidas por 1 professor formado em Educação Física e por 3 auxiliares que ajudam na dinâmica da aula.

Se interessou pelo esporte? Que tal marcar uma aula experimental para seu (sua) filho (a)? Basta conferir disponibilidade de vaga no setor de esportes e/ou secretaria (fale com a secretaria AQUI) e marcar a aula.