Jogos simbólicos – brincando de faz de conta

O jogo simbólico, também conhecido como brincadeira de faz de conta, é parte integrante da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Além de divertido, brincar de faz de conta ajuda as crianças a aprenderem muito sobre si mesmas e sobre o mundo à sua volta.

Em uma das atividades propostas na Educação Infantil, os alunos do Maternal II experimentaram diversas situações de faz de conta em que puderam vivenciar experiências emocionais, corporais, sensoriais e cognitivas, além de estimular a imaginação e a criatividade.

As crianças encontraram carrinhos sujos e em seguida brincaram de lava jato. Em outra brincadeira de faz de conta, os alunos tiveram que dar banho em ‘bebês’. Com muito cuidado e amor, as crianças deixaram os bonecos limpinhos e cheirosos.

Ao brincar e experimentar novas situações, as crianças aprendem a resolver problemas, expressar suas ideias, estreitar relações sociais, desenvolver a autonomia e organizar suas emoções.

Quais brincadeiras de faz de conta você já experimentou com seu (sua) pequeno (a)?