Você sabe o que é ensino por investigação?

Como explicar para crianças sobre a relação entre oxigênio e o fogo, sobre tratamento de água e diferentes tipos de solo e suas características?

O ensino por investigação é uma prática no campo das Ciências que propõe que o aluno observe, reflita, questione e proponha soluções com base em evidências, para compreender fenômenos do nosso dia a dia. A ideia é levar o estudante a pensar sobre o processo, em cada etapa, por meio da elaboração de hipóteses, da experimentação, análise de dados e conclusões sobre os fenômenos estudados.

Nas atividades pedagógicas propostas, o aluno da Escola Espaço Educar é convidado a vivenciar e investigar por meio da cultura make, em que o aluno pode experimentar novos pontos de vista na resolução de um problema, por meio de uma perspectiva prática.

Para a formação do pensamento científico é importante criar momentos em que as crianças consigam se expressar e desenvolver hipóteses com autonomia para compreenderem os fenômenos que a cercam, tendo em vista que o caminho a ser percorrido sempre partirá daquilo que se sabe, impulsionado por aquilo que se deseja saber.

Experimentação

Nas aulas de Ciências da Natureza, os alunos dos 2º anos observaram um experimento feito pelas professoras, cujo objetivo era mostrar que o fogo só se propaga em ambientes onde o oxigênio está presente.

Já os alunos dos 4ºs anos puderam sentir a textura e observar as características dos tipos de solo e, a partir disso, aprenderam a classificá-los, além de compreender sobre a importância da preservação e utilidade de cada um.

Ao estudar sobre o tratamento da água, as turmas dos 5º realizaram duas experiências, simulando a filtragem e a floculação da água e puderam observar como acontecem na prática essas etapas nas estações de tratamento de água ETA.

Quando as crianças vivenciam experiências em um ambiente colaborativo e cercado de afeto, criam memórias significativas em torno de suas aprendizagens, ampliando qualitativamente suas percepções sobre a construção do conhecimento.