Alunos dos 3ºs anos participam de bate-papo com engenheira ambiental

Reconhecer a importância da preservação da vegetação para manter a qualidade do solo e da água foi o tema abordado pela engenheira ambiental Caroline Gabriele, na última sexta-feira (16), num bate-papo com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

O momento teve como objetivo proporcionar aos alunos uma análise e reflexão sobre o uso dos recursos naturais, com destaque para o uso da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas) e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar os prejuízos ao meio ambiente ocasionados pela destruição da vegetação, a importância das matas ciliares e alternativas de preservação dos recursos naturais e conservação ambiental.

A engenheira ambiental mostrou, ainda, aos alunos, alguns tipos de solo e de raízes. Um momento rico de aprendizagem onde os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o assunto e tirar algumas dúvidas. “Acredito que é o momento de levá-los a uma reflexão sobre a importância do meio ambiente e o quanto afetamos a nós mesmos com a falta de zelo. Nesse período, eles aprendem práticas de educação ambiental que podem transformá-los em defensores do meio ambiente, a partir da adoção de práticas sustentáveis, só assim podemos construir um ambiente em equilíbrio para as gerações futuras”, explicou Caroline.

O assunto do bate-papo está sendo abordado nessa etapa letiva, na área de Ciências da Natureza. A palestra também foi transmitida ao vivo, pelo Zoom, para os alunos que estavam em aula online.