Histórias da Nossa Terra: Semana Literária 2022 homenageia a cultura alagoana

Inspirada na campanha anual Raízes que Conectam, a Semana Literária 2022 promete mergulhar nas Histórias da Nossa Terra e transportar os alunos para um passeio empolgante pela cultura de Alagoas. O evento, que começou nesta segunda-feira (25/07) e terminará na sexta-feira (29/07), surgiu com a finalidade de enfatizar a importância da leitura e despertar o interesse dos alunos pelos livros. Pensando nisso, a escola está organizando uma programação repleta de atividades interativas e divertidas.

“Preparamos uma programação especial que contará com atrações culturais, contação de histórias, realização de oficinas, circuito literário com exposição de elementos e ilustrações dos livros. Desejamos que seja um momento enriquecedor para nossos alunos.” Adianta a bibliotecária e integrante da organização da Semana Literária, Katiuscia Rolins.

Para o dia de abertura, a coordenação de eventos da Espaço Educar convidou a mestra Zeza do Coco para mostrar ainda mais da nossa arte e cultura. A mestra falou um pouco com a nossa equipe sobre como começou sua trajetória na música e na arte popular: “Vim morar em Cajueiro e teve um concurso na escola de música nacional, era a época da jovem guarda, da MPB, aí eu me meti no meio, não queria ficar sem estar dentro da música. Ainda fiquei em segundo lugar com uma música de Renato e seus Blues Caps”, relembra orgulhosa. Zeza do Coco, assim como nós, se preocupa com o futuro das nossas histórias e da nossa arte e fala da importância de eventos como o de hoje, pois, segundo ela, “vir aqui e fazer esse trabalho é muito importante, fica na memória deles que [essa arte] existe, de onde a gente veio”.

Nesta edição, a contação de história também terá a participação especial de alguns familiares e colaboradores que voluntariaram-se para cativar os pequenos ouvintes. Ao trazer livros que trabalham narrativas com essa temática, a Semana Literária, além de aproximar as crianças das obras literárias alagoanas, contribui também para que a nova geração, de maneira lúdica, conheça ainda mais sobre as ricas tradições do nosso estado.

Outro atrativo será o hall de entrada da escola, onde ficará exposto o Baú Literário, espaço reservado para receber doações de livros, a fim de cultivar nos alunos, desde muito cedo, a necessidade de compartilhar o conhecimento e o gosto pelo universo da literatura.