Alunos do 3° ano visitam Pontal da Barra e Jaraguá em aula de campo cultural

Os alunos do 3° ano vivenciaram uma aula diferente na última quarta-feira (20). As turmas da manhã e da tarde deixaram a escola e partiram para uma aula de campo rumo aos bairros do Jaraguá e Pontal da Barra. O passeio pelos bairros de Maceió foi uma a oportunidade perfeita para o estudante descobrir novos ambientes e, assim, articular o aprendizado obtido em campo com as atividades desenvolvidas em classe. Levando em conta que as visitas trabalham aspectos multidisciplinares, como: história, geografia, artes e muitas outras áreas.

A primeira parada do passeio foi no Memorial à República, dedicado aos alagoanos, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, que foram os dois primeiros presidentes republicanos do Brasil. As crianças puderam observar de perto as estátuas dos presidentes e aprender mais com os guias e professoras sobre a história do nosso país.

Após deixar o Memorial, os pequenos seguiram viagem com destino ao Pontal da Barra, onde puderam apreciar a Lagoa Mundaú, que, além de ter uma bela vista, é muito importante do ponto de vista histórico, social, econômico e cultural. Curiosos, os alunos conversaram com os pescadores que trabalhavam às margens da lagoa. Os trabalhadores contaram um pouco sobre o dia a dia de um pescador, explicaram como eles fabricam e operam as redes de pesca e também informaram sobre as espécies de animais marinhos que podem ser encontradas na região.

E claro que as crianças não iam embora do Pontal da Barra, popularmente conhecido como: “o bairro das rendeiras”, sem antes visitar as tradicionais e charmosas vendinhas de artesanato da região. Durante a caminhada pelas ruas históricas de um dos primeiros bairros da nossa capital, os pequenos observaram os coloridos filés, rendas e peças artesanais expostas nas lojas. As solícitas rendeiras que se dedicam a arte do filé, também contaram sobre os desafios da produção do artesanato, e como essa técnica, que é patrimônio cultural e imaterial de Alagoas, é passada de geração para geração.

Por fim, a aula de campo seguiu para o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), no qual se encontram dados sobre importantes acontecimentos políticos, sociais e artísticos do Estado. No Museu, as crianças também puderam observar algumas tecnologias antigas que estão expostas, como toca-discos, rádios e câmeras.