Desfralde sem traumas: veja algumas dicas da psicóloga Roberta Amendola

O desenvolvimento infantil tem grandes marcos de crescimento e descobertas. Entre esses marcos, destacamos o desfralde, quando a criança passa pelo processo de autonomia e de conhecimento do próprio corpo e já mostra uma evolução em sua independência.

Durante esse processo, é natural que a família fique apreensiva e ansiosa, pois não respeitar que cada criança tem o seu próprio tempo pode gerar desconforto e frustração, tanto por parte dos pais quanto da criança.

Para viver essa fase tão importante sem traumas, vale a pena ter em mente algumas informações:

  1. Respeitar  o tempo da criança: segurar a ansiedade é superimportante, afinal de contas, o que mais vai importar nesse processo é o tempo da criança e não o dos pais e/ou responsáveis;
  2. Ter atenção aos sinais: quando a criança estiver apta para entrar nesse processo, ela vai sinalizar, mesmo que seja através do desconforto em estar com a fralda suja;
  3. Começar o desfralde diurno: para uma melhor adaptação, o processo de desfralde deve começar em casa e pelo dia, período em que a criança está mais ativa e que pode sinalizar, caso sinta necessidade de ir ao banheiro.

No vídeo de hoje, a psicóloga Roberta Amendola traz algumas orientações de como se preparar para essa fase! Confira: