Como transformar a alimentação escolar em uma jornada nutritiva?

Pensar em alimentação saudável na infância, vai além das práticas adotadas em casa. O que é consumido no ambiente escolar tem grande importância. É essencial que a escola tenha participação ativa na construção de hábitos alimentares benéficos para a saúde dos pequenos.

Na busca incessante por uma formação integral e saudável, a Escola Espaço Educar se destaca por seu compromisso com a alimentação nutritiva e balanceada de seus alunos. Para entender melhor esse trabalho, batemos um papo esclarecedor com  responsável técnica pelo setor de nutrição da escola, a nutricionista Vanessa Freitas. Além de projetos voltados à alimentação saudável, a instituição vai além ao produzir os alimentos consumidos pelos alunos, contando com um setor de nutrição, composto por profissionais comprometidos a inserir refeições nutritivas na rotina escolar dos pequenos.

1. O papel da Nutrição na escola

O setor de nutrição desempenha um papel vital na promoção da saúde e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ao priorizar ingredientes frescos e de qualidade, excluir alimentos processados, com alto teor de açúcar e frituras do cardápio, a escola contribui para o pleno desenvolvimento físico, acadêmico e pessoal de seus alunos.

Profissionais especializados asseguram a segurança sanitária em todas as etapas do processo de produção e distribuição alimentar. Desde a seleção dos insumos até ao preparo das refeições, são adotadas práticas rigorosas que garantem a qualidade e a integridade dos alimentos oferecidos. Dentre estas práticas estão: treinamento semestral com os colaboradores; planilhas de controle de tempo e temperatura; controle de produção e estoque e muitos outros cuidados para levar a melhor refeição até os pequenos.

1. Educação alimentar: envolvendo as crianças nessa jornada

‌Os alunos não apenas se beneficiam de refeições saudáveis, mas também participam ativamente de atividades relacionadas à educação alimentar. A escola se preocupa em promover uma abordagem inclusiva, incentivando os alunos de todas as idades a compreenderem a importância de escolhas alimentares conscientes para uma vida saudável. O corpo pedagógico também é um aliado nesse projeto. Os educadores inserem no dia a dia das crianças, do Minimaternal ao 5° ano, atividades lúdicas e práticas para reforçar os benefícios da alimentação saudável.

‌Um exemplo de projeto que fez sucesso com as crianças foi a Semana da Alimentação Saudável, que ocorreu em outubro. Os pequenos participaram de contações de histórias, circuitos, aprenderam receitas e degustaram alimentos produzidos na escola. Tudo isso com o objetivo de trazer as crianças para mais perto dos alimentos saudáveis. Durante a semana, as crianças vivenciaram experiências enriquecedoras e foram lembradas da importância de manter uma alimentação rica e equilibrada.

1. Montando um cardápio saudável e inclusivo

A Espaço Educar se destaca ao elaborar cuidadosamente um cardápio que atende às necessidades específicas e às restrições alimentares dos alunos. O setor de nutrição desempenha um papel crucial na montagem do cardápio, garantindo uma oferta inclusiva de refeições que respeita as diversidades alimentares dos pequenos.

A escola promove a abertura para o diálogo entre responsáveis e a coordenação da nutrição, incentivando a identificação de possíveis restrições alimentares ou hábitos específicos a serem contemplados.

Além dos hábitos alimentares, a instituição também considera as tradições culturais da culinária local, além de promover  um cardápio adequado as necessidades nutricionais da faixa etária atendida., segundo os órgão de referência como Sociedade Brasileira de Pediatria, Conselho de Nutrição e Ministério da Saúde.

Seguir os horários definidos para as refeições é outra preocupação da escola. Levando em consideração o tempo de permanência na unidade, incluindo os horários de chegada e saída, a escola busca proporcionar uma experiência alimentar balanceada e adequada ao ritmo das crianças.

‌‌

1. Conhecendo esse modelo

Recentemente, a Escola Espaço Educar recebeu alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas em uma visita técnica. Essa interação proporcionou uma troca enriquecedora de conhecimentos, onde os futuros nutricionistas puderam vivenciar de perto as práticas adotadas pela escola.

“Nossa experiência com a visita técnica foi maravilhosa. Podemos identificar profissionais qualificados e comprometidos com a instituição, que garantem a segurança higiênica e sanitária nos alimentos distribuídos”, declararam os estudantes da Ufal.

Em resumo, ao integrar alimentação saudável, segurança e educação nutricional, a Espaço Educar tem a missão de fornecer bons alimentos aos estudantes e, principalmente, formar cidadãos conscientes de seus hábitos alimentares e do impacto dessas escolhas em suas vidas.

Responsável técnica: Vanessa Freitas/CRN3263