Diversão na certa com a Vovó Guida – Jardim II A
A turma do Jardim II A matutino, participou da contação da história: A alegre vovó Guida, obra de Tatiana Belinky. A animada contação marcou a estreia da mediadora Laura Santos no Projeto Era Uma Vez Outra Vez da Biblioteca Educar.
Que distraída esta vovó! Pôs o leite no sapato em vez de dar de beber ao gato. E na cabeça então? No lugar da peruca, só mesmo ela colocou uma tigela!
Você consegue imaginar uma avó assim? Pois ela existe e aprontou, num só dia, muita confusão. Neste livro, recheado com as saborosas rimas de Tatiana Belinky e com as divertidas ilustrações de Ana Terra.
Após a contação da história a mediação da leitura é feita dando às crianças a oportunidade de conhecer o livro e fazer suas próprias leituras de imagens a respeito da narrativa apresentada. Uma experiência que desperta sentidos, aguça a curiosidade e o encantamento dos alunos.
Muitos aproveitam estes momentos para tentar saber um pouco mais sobre quem ilustrou e escreveu a história. Foi o que aconteceu com o livro escrito por Belinky, que caiu no gosto da meninada, provocando sorrisos e comentários.
A contação feita por escolha da mediadora Laura Antunes, aconteceu na semana passada, alguns dias antes da morte da escritora, ocorrida no último fim de semana.
TATIANA BELINKY, a autora do livro escolhido para essa contação, escreveu 250 livros para crianças e adolescentes, que lhe renderam diversos prêmios educacionais. Tradutora de inúmeras obras, também colaborou como critica literária de importantes jornais brasileiros.
Considerada uma das principais escritoras de livros infantojuvenis do país, a autora morreu no último sábado (15), em São Paulo, aos 94 anos de idade.
Ela nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1919, e aos 10 anos mudou-se com a família para o Brasil, instalando-se em São Paulo. Na época, ela já falava três línguas: russo, alemão e letão.
Em 1948, começou a fazer teatro para crianças. Com o advento da televisão, o grupo teatral de Tatiana foi convidado a apresentar suas peças na “TV Tupi”, onde realizou espetáculos de tele-teatro ao vivo, com textos sempre baseados em livros, entre 1951 a 1964. Os roteiros eram escritos pela autora, a maioria adaptados da literatura nacional e internacional.
Mais tarde, Tatiana e seu marido adaptaram para a televisão o Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, com cerca de 350 capítulos, além de diversas minisséries criadas a paritr de romances famosos.
VEJA FOTOS do Jardim II na Biblioteca Educar!
Projeto Era Uma Vez Outra Vez – A Alegre Vovó Guida