História boa não tem idade

Alunos do Ensino Fundamental aproveitam o horário do recreio para relaxar ouvindo histórias

WP_20140311_012

Eles chegam em grupos ou sozinhos. Alguns preferem o silêncio do esconderijo entre as estantes, ou ficam degustando seus livros favoritos encostados aos cantinhos da parede. Mas existem aqueles que nos lançam olhares pedintes, sem esconder o desejo de ouvir uma boa história…

Assim são os momentos de Leitura na Hora do Recreio, uma iniciativa que acontece todos os dias, no intervalo do recreio das turmas do Ensino Fundamental. O horário é reservado para que as crianças leiam a vontade, escolham seus títulos, conversem sobre leitura. Mas daí começaram a surgir os pedidos para que a equipe da biblioteca contasse histórias. Na hora do recreio era para ser um dia apenas na semana, mas deu tão certo, que tem se repetido muitas e muitas vezes.

DSC03331

Nesses momentos costumamos contar apenas com o livro, histórias diversas, e descobrimos o que já suspeitávamos: que alguns títulos que fazem sucesso entre os pequenos, também encantam e divertem os maiores. Uma prova de que história boa não tem idade. Faz parte do existir humano gostar de ouvir o outro, estar em roda para compartilhar narrativas, se permitir viajar na imaginação ao som de uma boa trama.

E desse jeito, sem planejar, apenas seguindo nossa experiência para selecionar bons autores da literatura infantil, temos conseguido mediar leituras e encantar leitores. Crianças que convivem com um mundo já tão virtualizado, onde pouco se para para escutar o outro, experimentam todos os dias, viver o momento único de pertencer a uma boa roda de histórias.

Histórias na Hora do Recreio

As FOTOS dessa galeria foram tiradas durante os diversos momentos do projeto, na Biblioteca Educar!