Dia de conscientização escolar contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, o Ministério da Educação lançou, nesta sexta-feira (19), a campanha Escola sem Zika. No Espaço Educar, desenvolveremos com nossos alunos algumas atividades com o objetivo de divulgar ações de prevenção e mobilizar a comunidade escolar a fiscalizar os possíveis focos do criadouro.

A ideia da nossa campanha é que as crianças também ajudem na disseminação das informações de prevenção e combate ao mosquito transmissor, ajudando na mobilização e cobrando aos próprios pais, caso encontrem eventual criadouro. Ao longo das próximas semanas, serão desenvolvidas atividades como produção de cartazes, slogans e vídeos com orientações.

Em uma das atividades programadas, as crianças farão um checklist com as principais medidas para eliminar a formação de criadouros e serão convidados a tirar uma selfie em casa para enviar através de e-mail ou das redes sociais.

“A escola é um espaço para informação e reflexão, nada mais adequado do que trazer essa campanha também para nossos alunos, com essas atividades de caráter educativo. Queremos intensificar a conscientização dos nossos alunos e da comunidade escolar para a importância de erradicar os criadouros do mosquito”, disse Conceição França, diretora pedagógica.

Para combater o mosquito

Como alguns veículos de comunicação já têm noticiado, a Ponta Verde é um dos bairros que apresenta maior foco do mosquito aedes aegypti. Pensando em proporcionar às nossas crianças um ambiente escolar seguro, desde outubro de 2015, plantamos e espalhamos em pontos estratégicos da escola, várias mudas de citronela e hortelã, que agem como repelente natural, afastando os mosquitos.

“Essa medida ajuda, mas não elimina o risco da picada. O ideal é o envolvimento de toda a comunidade, adotando um conjunto de medidas preventivas”, disse Silvia Melo, diretora administrativa.

Contra a Zika, não há vacina, o caminho é a prevenção. A participação social é fundamental para vencer a luta contra o aedes aegypti. Mantenha os reservatórios de água sempre tampados, evitando o acumulo de água e impedindo o surgimento de focos do mosquito. Juntos contra a Zika!