Olimpismo, valores para vida

Todos os anos, na nossa escola, escolhemos um tema para enriquecer nossas atividades e projetos pedagógicos durante o ano.

O termo Olimpismo, nem tão conhecido no nosso vocabulário, é uma filosofia de vida criada por Pierre de Coubertin (pedagogo e historiador francês, fundador do Movimento Olímpico), que utiliza o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união, e do respeito aos valores fundamentais e universais. As diferenças culturais, étnicas e religiosas são de grande importância nesta forma de pensar baseada na combinação entre esporte, cultura e meio ambiente.

A ideia do termo Olimpismo é que a prática destes valores ultrapasse as fronteiras das arenas esportivas e influencie a vida de todos.

Reunimos, então, os valores olímpicos, os paralímpicos e alguns dos nossos valores trabalhados aqui no Espaço Educar. Ao todo, são onze valores que serão trabalhados mês a mês com nossos alunos em diversos momentos, como em atividades e projetos pedagógicos.

A campanha será apresentada aos alunos através da exibição de um vídeo, onde os personagens da turminha Espaço Educar ( ‘Conheça nossos personagens’) falarão um pouco dos valores e, será abordada na ação “Quinta é dia de brincar de ler” com sugestões de leitura sobre o valor abordado naquele mês e em outras atividades ao longo do ano.

“Os jogos Olímpicos e Paralímpicos são muito mais que uma corrida por recordes, medalhas e a eterna busca da excelência. Por trás deles está a oportunidade ideal para que os povos desenvolvam uma série de princípios universais ou valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade” (Ana Miragaya).

A campanha Olimpismo, valores para vida, está ilustrando o nosso material institucional desse ano, como agenda, comunicados, outdoor, entre outros.