Alunos produzem reportagem sobre importância das tecnologias digitais na escola

texto por: Yasmin Pessoa

Nas duas últimas semanas, os alunos dos 3º anos dedicaram-se ao trabalho com produção de texto, quando produziram uma reportagem falando sobre “A importância das tecnologias digitais na escola”, tema de extrema relevância, considerando o cenário que estamos vivenciando. O tema discutido consiste na 5ª habilidade geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos”.

A atividade proposta foi dividida em 3 etapas. No 1º momento, as turmas entrevistaram duas colaboradoras da nossa escola que atuam com diversas tecnologias. Nesse encontro rico e cheio de aprendizagens, os alunos colheram informações importantes, tiraram dúvidas e mataram curiosidades sobre os encantos e desafios do trabalho com tecnologia na educação.

Já no 2º momento, as crianças discutiram coletivamente sobre as informações colhidas na entrevista e iniciaram a produção da reportagem, com a mediação das professoras. Durante o processo de construção foram sempre lembrados pelas professoras que deveriam levar em consideração as características principais desse gênero textual, estudadas em sala de aula.

No 3º e último momento, foi realizada a revisão final dos textos e conclusão da reportagem. Durante todas essas etapas, as crianças tiveram total participação, agindo ativamente no seu processo de aprendizagem. “Foi maravilhoso ver o brilho nos olhos das crianças e o engajamento dos grupos para fazerem o trabalho acontecer”, comentou a professora Yasmin Pessoa.

No fim, pudemos observar, com alegria, que os objetivos propostos na atividade foram alcançados: desenvolver habilidades específicas voltadas para área de produção de texto e favorecer as relações sociais e trocas de conhecimentos em sala de aula. Esse tipo de atividade estimula a comunicação, a troca de experiências e a construção de conceitos linguísticos, importantes para a aprendizagem das crianças.

E você, o que tem feito para estimular o trabalho com produção de texto em casa com os pequenos? Abaixo seguem 3 dicas simples para executar em casa: