Tema de trabalho: conhecendo os animais grandes

As atividades propostas nos projetos pedagógicos para as turmas da Educação Infantil são pautadas na ludicidade e vivências que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento em vários campos de experiências.

Durante o primeiro bimestre, os alunos do Maternal II aprenderam sobre os animais grandes, tema que desperta grande interesse nas crianças.

Nas aulas iniciais do projeto, as professoras realizam o levantamento prévio de conhecimentos dos alunos, o que permite uma aproximação das crianças com o tema, além de estimular a associação dos conhecimentos anteriores com os significados que foram construídos ao longo das atividades.

Por meio de textos científicos lidos pelas professoras e exibição de vídeos, os alunos aprenderam sobre o habitat natural de alguns animais selvagens (clima, vegetação) e conheceram algumas características gerais dos animais, como alimentação, anatomia e organização social. Elefante, zebra, girafa, leão, rinoceronte e gorila foram alguns dos animais vistos no projeto.

As atividades realizadas ao longo do projeto permitiram que as crianças se apropriassem de alguns termos científicos (como mamífero, carnívoro e herbívoro), estabelecessem comparações entre o modo de vida de algumas espécies selvagens, além de incentivar, nos alunos, uma postura curiosa sobre o tema.

A culminância do projeto aconteceu com a montagem e pintura de maquetes feitas pelos alunos.