Menos é Mais: alunos do Ensino Fundamental participam de projeto sobre Educação Financeira

Pensando em desenvolver a ideia de autonomia, cidadania, senso crítico e uma relação saudável com o dinheiro, os alunos da Escola Espaço Educar, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, cumpriram algumas atividades voltadas à Educação Financeira. O assunto é abordado principalmente na disciplina de Matemática. Durante os últimos meses, os alunos estudaram sobre o dinheiro e sua função na sociedade, a relação entre dinheiro e tempo e também sobre o consumo em diferentes momentos históricos. Todos esses temas são abordados de forma lúdica, utilizando vídeos, jogos, simulações e atividades práticas.

Neste etapa letiva, cada turma realizou atividades adequadas para contemplar com precisão suas particularidades. Os alunos do 2º ano, por exemplo, conheceram um pouco mais sobre modelos de negócio, como o escambo, a origem do dinheiro e o orçamento familiar.

O 3º ano refletiu a respeito da importância de encontrar o equilíbrio entre o desejo e a necessidade, sobre a prática do desapego e também exercitou a cidadania, quando organizaram uma campanha de arrecadação de brinquedos, que foram doados ao Instituto Mandaver.

Já o 4º ano buscou entender mais como funciona a relação custo-benefício e aprendeu a comparar preços e produtos para, dessa forma, economizar.

E, por fim, as turmas do 5° ano, abordaram questões relacionadas a investimento, lucro, juros, consumo consciente e empreendedorismo. As crianças entrevistaram alguns empreendedores e criaram suas próprias empresas.

Evento de fechamento

Os alunos do 4° e 5° anos vivenciaram um momento especial ao apresentar tudo que aprenderam na culminância do projeto, que contou com a presença dos colegas e familiares.

As turmas do 4° ano apresentaram às famílias tudo o que aprenderam sobre pesquisa de preço e análise de custo-benefício na escolha de produtos. As mercadorias foram selecionadas e utilizadas em receitas especiais, escolhidas pelas crianças. Os alunos ainda montaram um livro de receitas digital, que está disponível no Padlet, plataforma de produção colaborativa.

Os alunos do 5° ano tiveram como tema central o empreendedorismo. Por isso, desenvolveram o protagonismo criando suas próprias empresas, na qual decidiram toda a identidade, a equipe, produziram o banner de divulgação no LABI e o produto a ser comercializado na feira do empreendedorismo.

Com o final desta etapa, é notório que as situações diferenciadas propostas pelo Menos é Mais trouxeram muitos benefícios para a vida dos pequenos, que, desde cedo, puderam aprender como lidar com o dinheiro no dia a dia, planejando, poupando e conquistando seus ideais.