Aquisição de novo microscópio digital aprimora aulas de Ciências

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina escolar das crianças. Novas ferramentas que agregam conhecimento e enriquecem o processo de aprendizado são sempre bem-vindas em sala de aula. Neste semestre, a escola Espaço Educar adquiriu um microscópio digital para enriquecer as aulas de Ciências. Com tecnologia avançada, o microscópio apresenta imagens ampliadas de grande nitidez, que aprimoram o aprendizado das crianças.

Com o novo equipamento, que tem potência de ampliação de 1.600x, os estudantes poderão observar detalhes minuciosos de diversos tipos de materiais e organismos, desde pequenas plantas e insetos a vírus e bactérias. Além disso, o microscópio digital é conectado ao computador, via cabo USB, e permite a captura de imagens e vídeos em alta definição, o que possibilita uma análise mais detalhada e aprofundada dos objetos estudados, transformando as aulas de Ciências em uma experiência ainda mais significativa.

Com o objetivo de estimular a curiosidade e encorajar os estudantes a explorar o mundo ao seu redor, o microscópio digital será utilizado nas aulas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. O uso do microscópio digital já na Educação Infantil é uma forma de estimular a curiosidade e despertar o interesse dos pequenos pela ciência desde cedo. As professoras já receberam formação para utilizar esta ferramenta de maneira adequada e já planejam atividades práticas e lúdicas para aproveitar ao máximo o novo recurso.

O consultor responsável por introduzir essa tecnologia na escola, Elton Fireman, destacou a importância de oferecer desde cedo acesso a tecnologias que contribuam para o desenvolvimento intelectual dos alunos e prepará-los para os desafios do futuro. “Esses recursos são importantes para ajudar a criança a explorar o mundo ao seu redor. Desde o macro, até o micro, aquilo que não conseguimos perceber a olho nu, mas faz parte do nosso dia a dia. Isso desenvolve a percepção do aluno.”

A introdução de tecnologias como o microscópio digital faz parte do método de aprendizagem por experiência, que oferece uma formação completa e atualizada aos alunos.