Saúde na Escola: 4 dicas de como prevenir as crianças de doenças respiratórias

Neste período do ano, à medida que o tempo muda, estamos mais suscetíveis a contrair algumas doenças comuns, como gripes, resfriados e viroses que afetam o sistema respiratório. No post de hoje, vamos lembrar alguns cuidados que as famílias podem tomar com a saúde dos pequenos durante esta temporada para garantir o bem-estar de todos os alunos.

Com a mudança de tempo, é natural que as crianças fiquem mais vulneráveis a doenças respiratórias, pois seus sistemas imunológicos ainda estão em desenvolvimento. No entanto, existem precauções que podemos tomar para minimizar os riscos. Aqui estão 4 dicas importantes:

1‌. Manter uma boa higiene

Incentive as crianças a lavarem as mãos regularmente, especialmente antes das refeições e após o uso do banheiro. Isso ajuda a reduzir a propagação de vírus, germes e bactérias.

2. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar

Ensine as crianças a utilizar o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. Dessa forma, evitamos a disseminação de gotículas contaminadas.

3. Reforçar a imunidade

Uma alimentação equilibrada com frutas, legumes e alimentos ricos em vitaminas, ajuda a fortalecer o sistema imunológico das crianças. Garanta que seus pequenos estejam recebendo todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

4. Vacinação em dia

Verifique com o pediatra se todas as vacinas estão em dia, incluindo a vacinação contra a gripe. A vacinação é uma medida simples e fundamental para prevenir doenças contagiosas.

Com atenção e cuidado, conseguimos promover um ambiente muito mais acolhedor e seguro para nossas crianças.

Atenção: Surgindo quaisquer sintomas, a criança não deve frequentar a escola. A orientação médica é muito importante para uma conduta assertiva.