Professor da Espaço Educar é premiado na 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música

‌Realizada em Brasília, de 1° a 4 de junho, a 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música reconheceu os talentos e realizações de profissionais do ramo musical em diversas categorias. Entre os grandes vencedores da noite estava Gama Junior, músico, produtor e educador musical da Escola Espaço Educar, que conquistou o prêmio na categoria cantor.

‌O Prêmio Profissionais da Música é um evento anual que destaca e valoriza os profissionais que contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento da música brasileira. Nesta edição, a cerimônia aconteceu no Teatro Municipal de Brasília e reuniu artistas, produtores, compositores e demais profissionais do meio musical.

‌Outros artistas alagoanos também tiveram sua arte reconhecida. Mel Nascimento e Suzi Mariana foram indicadas na categoria cantora e Rodrigo Avelino na categoria produtor musical. Essas conquistas demonstram a representatividade e a qualidade da música alagoana.

‌A premiação serve como inspiração para os artistas locais e reforça a importância do trabalho dos professores de música na formação e desenvolvimento de novos artistas. Como professor da Escola Espaço Educar, Gama Junior tem sido um mentor para muitos, promovendo a educação musical e incentivando as crianças a explorarem todo seu potencial.

‌Feliz com o reconhecimento, Gama Junior, falou sobre a sensação de participar de um evento tão importante e compartilhou sua visão sobre a importância de levar a música à sala de aula.

1) Como você se sentiu ao saber que foi indicado ao Prêmio dos Profissionais da Música?
É uma felicidade muito grande ser reconhecido em um evento como esse, a nível nacional, com tantos talentos, tantos artistas… é a terceira vez que sou indicado ao prêmio, dessa vez, eu consegui ganhar na categoria cantor. É um combustível para continuar o trabalho, estou muito feliz.

2) O que esse reconhecimento significa para você e para o cenário da música popular de Alagoas?
Esse prêmio é de grande representatividade para o Brasil. Nele, os profissionais de todos os setores da música recebem uma atenção especial: os que fazem a cenografia, montam o palco, compositores, cantores, musicistas, enfim. Representar Alagoas é importante porque faz com que os outros artistas daqui continuem dando o seu melhor, para que a música alagoana chegue cada vez mais longe. Esse é o significado maior desse prêmio.

3) Como foi a experiência de participar de uma cerimônia que contou com diversos artistas relevantes de todo o Brasil?
A experiência foi muito gratificante, estar ao lado de artistas que sou fã como por exemplo: Jaques Morelenbaum, Roberto Menescal, Nelson Faria, Na primeira edição estava lá Yamandu Costa, Chico César também já participou, Lan Lan, enfim, tanta gente boa, e eu ali, do lado deles, é motivo de muita celebração, uma experiência única.

4) Como você acredita que esse reconhecimento pode influenciar na valorização da educação musical no nosso estado?
Deve-se ter um cuidado maior com os artistas locais, com a cultura alagoana. O povo alagoano deveria ter mais acesso aos artistas alagoanos. Eu senti na pele essa falta de apoio, mas acredito que essa visibilidade irá despertar a curiosidade de um novo público, que poderá ver o nosso valor, o cuidado que temos pela arte.

5) O slogan da premiação deste ano foi “Temos um país para reconstruir”. Como você acha que esse estímulo pode chegar nas crianças?
É uma responsabilidade, as crianças são a nossa base. A partir delas podemos construir um país melhor, mudando esse cenário. Através da arte e da educação, iremos reconstruir o nosso país.

6) Como a música pode ser usada para promover a inclusão e a diversidade em sala de aula?
A música desempenha um papel poderoso na promoção da inclusão e diversidade em sala de aula. Ao incorporar músicas de diferentes origens étnicas, como fazemos com o nosso projeto aqui na escola “Músicas pelo mundo”, que aborda questões linguísticas e culturais. Os alunos têm a possibilidade de reconhecer e valorizar as diferentes perspectivas e identidades culturais. A música também empodera, capacitando os alunos a dar voz às suas experiências e emoções. A música pode também ser utilizada como uma forma de encorajar o aluno a compartilhar a sua história, expressar sua opinião e se sentir ouvido.