Quinta é o dia brincar de ler

Quinta é dia de brincar de ler – Evento semanal, realizado toda quinta-feira, com objetivo de promover a livre escolha literária. Integra o calendário escolar e é responsável pela circulação de centenas de títulos infanto juvenis, rodas de conversa e apreciação literária, que ocorrem nos diversos ambientes da escola. As rodas acontecem na hora do recreio e neste dia as crianças são convidadas a trazer para escola um título que gostariam de ler ou compartilhar com os amigos. São momentos de leitura espontânea, que contam com a intervenção das educadoras para mediar as contações e conversas, assim oportunizando a descobertas de novos títulos e autores. Veja fotos desses momentos:

 

 

Leitura itinerante pela escola

A vida contemporânea muitas vezes não deixa tempo para que as pessoas possam ir a bibliotecas ou até mesmo caminhar com tranquilidade à procura de novas leituras. Assim, surgiu a ideia de levar aos colaboradores textos leves, que possibilitam a aproximação com outras culturas. 

A ação Leitura Itinerante, feita pelo Programa Leitura Viva Espaço Educar nos setores da escola tem esse objetivo: incentivar a leitura entre os colaboradores. A cada semana, as mediadoras de leitura passarão nos setores durante o horário de trabalho e farão a leitura de trechos de livros ou revistas.

Outra ação de incentivo à leitura do Programa é o Cardápio Literário, onde um acervo circulante destinado a empréstimos semanais para os funcionários da escola são espalhados em cantinhos estratégicos, como perto do ponto de frequência. São livros de gêneros variados, doados pelos próprios colaboradores, atendendo as pessoas que não tem tempo de visitar a biblioteca.

“Acreditamos que a leitura funciona como motivação para a evolução intelectual, considerando que o professor é um espelho para o aluno. Se ele tem o hábito da leitura, consequentemente ele vai incentivar seu aluno. E aí, todos saem ganhando”, disse a mediadora Suely Dória.

Veja fotos de alguns momentos:

 

Exposição ‘Nós somos o futuro disso’

Pensar no futuro e conscientizar os alunos a reciclar e cuidar do mundo com atitudes responsáveis através da exposição de  esculturas com materiais reaproveitáveis. Esse é o objetivo da exposição ‘Nós somos o futuro disso’, idealizada pelos alunos do 5º ano da tarde, Marina Brandão, Maria Alice e Rafael Brandão.

A ideia da campanha surgiu a partir do desejo de passar para os alunos mais novos a importância da conscientização ambiental por meio do reaproveitamento dos materiais, incentivando neles criatividade. Foi aí que Marina e seus amigos se reuniram e organizaram a exposição. As esculturas feitas com materiais recicláveis trazidos de casa, ficaram expostas no pátio do Ensino Fundamental. Segundo os alunos, a ideia é fazer uma ação de conscientização todo mês.

“Nós somos o exemplo para as crianças menores, nossas atitudes inspiram eles a fazerem o mesmo. O meu irmão, por exemplo, que estuda aqui na escola, não entende muito dessa campanha nem o objetivo, mas quando ele tiver  um pouco maior , ele vai lembrar disso e poderá até dar continuidade a essa campanha aqui, ou em qualquer outro lugar”, disse Marina.

De acordo com Maria Alice, no final do ano será feito um sorteio para saber quem serão os alunos que vão assumir a campanha. Parabenizamos os alunos envolvidos pela iniciativa! Veja fotos:

O universo paralelo e invisível dos micro-organismos

Durante as aulas de Ciências do projeto ‘O universo paralelo e invisível dos micro-organismos’, os alunos dos 4º anos formulam questões e propõem soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

Envolvendo esse tema, as crianças conheceram um pouco mais sobre os vírus Aedes Aegypti e as doenças que são transmitidas, além de discutirem  ações de prevenção.

Neste projeto as crianças conhecerão alguns dos micro-organismos benéficos e maléficos que circulam em nosso meio, com o objetivo de compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

Confira algumas fotos:

WHERE’S MY WATER?

Ajude Swampy levando água a seu chuveiro quebrado. Cada nível é um desafiante quebra-cabeças baseado em física com incrível mecânica realista. Cave pela terra para guiar água fresca, água suja, água tóxica, vapor e gosma através de cenários desafiadores!

PLAY KIDS

São vídeos e jogos educativos infantis para aprender brincando e atividades para crianças de diversas idades.O PlayKids tem desenhos e jogos educativos para a criançada aprender brincando. É um mundo inteiro de diversão para unir pais, mães e filhos.

 

Fazendo Ovinhos de chocolate

Durante esse semana, na aula de Arte, os alunos dos Jardins, prepararam, com ajuda da professora Maria, uma receita fácil, prática e deliciosa de ovinhos de chocolate. Confira a receita e aproveite o feriado e faça com seu filho (a)!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite em pó
  • 1 xícara de achocolatado ou chocolate em pó
  • 1 lata de leite condensado

Modo de fazer:

Coloque o leite em pó em um recipiente, misture o chocolate em pó e, aos poucos, acrescente o leite condensado até o ponto de fazer ovinhos. Enrole em papel alumínio e está pronto seus ovinhos!

Veja fotos das aulas:

 

O verdadeiro sentido da Páscoa

“É comum nos dias de hoje nos identificarmos com os problemas de nossa vida e da vida daqueles que nos rodeiam, muitas vezes nos esquecemos que os maiores problemas não são materiais, mas sim espirituais, a Páscoa é um símbolo vivo da superação, da revelação de que o espírito transcende a matéria. Fazer consciência do verdadeiro significado da Páscoa é uma maneira de encontrarmos forças para superar os obstáculos da vida, as deficiências do espírito humano e permitir que o Cristo que habita dentro de cada um de nós possa ressuscitar todos os dias de nossa vida. Feliz Páscoa” (Luis Alves). 

Pascoa

Atividades circenses na Educação Física

O Dia do Circo comemora-se em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, em São Paulo.

Como surgiu o circo?

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Quando o circo chegou ao Brasil

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa. Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

Atividades circenses na Educação Física

Durante nossas aulas de Educação Física, proporcionamos aos alunos o contato com manifestações diversas e ensinamos a importância do trabalho em equipe e da convivência com diferentes pessoas. Através de técnicas simples de movimentos presentes nos espetáculos, como acrobacias e malabarismos e observando normas de segurança individual e coletiva, os alunos desenvolveram técnicas específicas para realizar a pirâmide humana e acrobacias com cordas.

Veja fotos:

Dados: http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/03/dia-do-circo-15-ou-27-de-marco.html

Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, comemora- se o Dia Mundial da Água e foi instituído pela ONU em 1992 com o objetivo de conscientizar a população da importância desse recurso natural.

Apesar do nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada ação do homem faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água.

Por aqui, durante a aula de natação nossos alunos participaram de uma atividade lúdica,  onde tiveram que equilibrar o copo com água em cima do tapete de uma ponta a outra piscina. O objetivo foi despertar nas crianças a consciência do desperdício de água.

Veja fotos da atividade:

 

9 benefícios que a música proporciona às crianças

Fonte: http://www.paisefilhos.com.br/crianca/9-beneficios-que-a-musica-proporciona-as-criancas/

A música, ou o som, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele está na barriga da mãe. De acordo com o coordenador da Escola Companhia das Cordas (SP), Cleber Alves, a música é um tipo de linguagem que está presente de forma muito intensa, desde a melodia de uma caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da rua. “A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, por meio da música”, explica Alves.

 O psicólogo, terapeuta e professor da Faculdade Santa Marcelina (SP), Brenno Rosostolato, completa ao dizer que quando a criança tem contato com a música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, ela pode desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras. Observe: não é à toa que existe uma grande quantidade de brinquedos educativos para bebês e crianças pequenas que emitem ou fazem barulhos e têm músicas. Você já prestou atenção nisso? E claro que não é apenas com os brinquedos que essa relação se estabelece.

É cientificamente comprovado que crianças que tocam um instrumento ou possuem algum aprendizado nesse segmento antes dos 5 anos apresentam a área frontal do cérebro, que mexe com o conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida.  

Musicalização

A musicalização pode ser feita com bebês de 1 ano até crianças de 10 anos – idade em que elas costumam ser direcionadas ao aprofundamento do aprendizado. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, e a ideia é que a criança faça parte de uma rotina prazerosa. “Nosso trabalho é para que o aluno aprenda a prestar atenção em um determinado elemento da linguagem musical e vá se familiarizando com ele para, quem sabe, se interessar por um instrumento específico”, ressalta o coordenador da escola Companhia das Cordas.

Vale lembrar que a musicalização infantil realiza um trabalho que pode anteceder os estudos direcionados a um instrumento, mas não é necessário passar por ela para depois aprender a tocar algo. O que acontece é que nesse ambiente as crianças fazem uma imersão em diferentes sons, ritmos e melodias e têm contato com brinquedos como apitos e chocalhos até itens mais elaborados, como flauta doce, xilofone, violão, bateria, e muitos outros instrumentos tocados pelos professores.

Expressão corporal

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir um música, cantando ou na realização de movimentos mais refinados, como bater palma, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde. 

Coordenação motora

Você pode até achar um exagero, mas só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma de ela desenvolver e exercitar a motricidade fina – capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo – e a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes do corpo – como movimentos de braços e pernas.

Os especialistas explicam que essas duas habilidades podem ser trabalhadas em instrumentos de corda e piano, por exemplo, pois pedem que as mãos executem diferentes ações ao mesmo tempo. E o aprimoramento da coordenação motora vai se aprimorando com o tempo. É uma conquista que a criança alcança sozinha, com o esforço e trabalho dela.

Foco

No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, ela vai cantar um trecho da música ou tem seu próprio solo instrumental em uma apresentação, precisa estar focada para conseguir realizar a ação.

Contato com outras culturas

 A música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Essa proximidade é benéfica para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. Instrumentos de percussão como o bongô, o atabaque e a timba, por exemplo, podem introduzir a criança nos estilos de sons africanos e cubanos.

Criatividade

Um dos principais alicerces da música é a criatividade. Cartola não tinha nenhum conhecimento de teoria musical quando compôs a canção “O Mundo é um Moinho”, uma das mais bonitas do repertório brasileiro. Já os músicos da banda britânica Queen tinham muito conhecimento musical, mas não contavam com muitos recursos tecnológicos nos anos 80 e gravaram as vozes dos seus quatro integrantes inúmeras vezes para passar a impressão de que haviam muitas pessoas cantando “Bohemian Rapsody”. Tudo na base de muita criatividade e conhecimento de suas capacidades.

Memória

Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, finalizada em 2011, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 deles tinham contato com a música, constatou que o contato com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória. De acordo com a neurocientista Nina Kraus, líder do estudo, alguns elementos presentes na música como timbre, tempo e tom, foram importantes para que essas crianças desenvolvessem a memória  mais rápido que outras.  

Desenvolvimento da linguagem

Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai armazenando palavras ao seu domínio. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação das frases. A dicção também é um aspecto que pode ser aprimorado por meio da música.

Contato com matemática

O matemático Pitágoras é considerado pela ciência um pesquisador de música. Seu primeiro experimento foi esticar uma corda e perceber que sua vibração emitia um som. Esse foi o primeiro passo para, o que depois de muitos estudos e aprimoramentos, se tornaria a base da harmonia dos instrumentos de corda.  

A experiência de Pitágoras é um das muitas que provam que a música está diretamente ligada com a matemática. A música é uma constante contagem de tempo e trabalha o raciocínio lógico, habilidade muito utilizada no ensino da matemática. 

No Espaço Educar, a música faz parte do currículo de todos os alunos, do Minimaternal ao 5º ano. Em nossa escola, a música é apresentada às crianças como uma linguagem que comunica e traduz emoção, possibilitando inúmeras experiências de socialização e desenvolvimento cognitivo.

Conheça nosso trabalho de música aqui.

Veja fotos:

 

SMARTKIDS

O portal SMARTKIDS hoje um dos líderes no país com mais de 2 milhões de usuários por mês. O portal é utilizado como fonte de conteúdo por milhares de escolas e pelo Ministério da Educação da França, que elegeu a SmartKids como “fonte oficial para o ensino da língua Portuguesa”.

 

http://www.smartkids.com.br/
http://www.smartkids.com.br/