30 ideias de atividades para fazer com as crianças nas férias

Fonte: Revista Crescer

Seja por conta do trabalho ou mesmo pela falta de grana, sua família não vai viajar? Calma! Não há motivos para sofrimento. Seu filho pode se divertir muito, mesmo sem colocar o pé na estrada. Bastam um pouco de criatividade, disponibilidade e disposição para brincar!

“Hoje, as crianças ficam muito tempo na escola, em atividades extracurriculares, portanto, o contato mais próximo com a família é fundamental. Brincar com os pais fortalece o vínculo, deixa a criança mais segura, com maior autonomia para construir relações e estar em outro ambiente com outras pessoas, o que, inclusive, desenvolve o potencial de aprendizagem e favorece o conhecimento”, ressalta a psicopedagoga Aline Kelly Corrêa, especialista em educação infantil e mestre em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Ficou animado? Confira abaixo, algumas atividades sugeridas por Aline, pela pedagoga Paula Tejera Kesselman, coordenadora pedagógica do espaço Mamusca (SP), e por Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar (SP).

1 – Que tal cozinhar com as crianças? Envolver a criança em atividades na cozinha pode ser muito divertido, além de estimular o interesse em alimentos aos quais ela ofereça resistência, como frutas e verduras. Atenção apenas em adequar a receita à idade da criança, evitando facas de corte ou o contato com o fogão, por exemplo. “Uma das coisas mais fascinantes é dar um ovo para uma criança quebrar e acompanhar essa descoberta”, diz Luciane.

2 – Levar a criança na feira. Deixar que seu filho vivencie esse ambiente pode ser muito enriquecedor. Aproveite para mostrar alimentos diferentes e deixe que ele experimente  as frutas que eles não tenham o hábito de consumir.

3 – Incremente a hora do banho. Aproveite os dias quentes do verão e deixe as crianças se divertirem em um banho diferente e mais demorado. Peça que ela escolha alguns brinquedos que possam ser molhados e deixe que elas brinquem com eles em uma banheira ou até em uma bacia, no caso das maiores. Mas atenção: mantenha-a sempre sob supervisão.

4 – Rabiscar paredes. Toda criança gosta disso, mas, dessa vez, você não vai se estressar – e vai até se divertir junto! A hora do banho, mais uma vez pode ser pano de fundo da brincadeira. Permita que o seu filho desenhe nos azulejos do banheiro com canetinhas. Depois, é só dar uma esponjinha para que ele lave a parede. Lembre-se de explicar todas as regras antes.

5 – Bicicletas e patins. Não tem o hábito de visitar os parques da sua cidade? Aproveite para conhecê-los ou explorá-los de forma diferente, andando de bicicletas ou patins!

6 – Já pensou em ir até à biblioteca? Visitas a bibliotecas públicas são ótimas oportunidades para tirar a criançada de casa e conhecer lugares diferentes. Vá com tempo, leia um livro e deixe a criança explorar o lugar!

 

 

7 – Observe a natureza. Pegue uma lupa e saquinho plástico transparente e convide a garotada para observar e juntar elementos da natureza, como uma folha diferente, ou pedrinhas, em uma praça, canteiro ou trilha. Eles vão adorar! Mas não se esqueça de frisar que é preciso respeitar os bichos que moram lá.

8 – Visite praças e parques. Em muitas cidades, no período de férias escolares, praças, parques, jardins botânicos ou zoológicos oferecem programação especial, com teatros, contação de histórias, entre outras atividades. Informe-se sobre o que está acontecendo na sua cidade e aproveite!

9 – Relembre a sua infância. Se você também estiver de férias, aproveite o tempo livre e mostre fotos da sua infância. Mostre os familiares e conte o que estava fazendo naquele momento. Em tempos de fotos digitais, esse pode ser um ótimo programa.

10 – Aposte nos clássicos. Seus pais ainda guardam brinquedos da sua infância? Que tal recuperá-los e brincar com os seus filhos? Bambolês, petecas, elásticos e cordas não são tão comuns hoje em dia, mas têm um enorme potencial de agradar.

11 – Trem imaginário. Construa um trem com cadeiras e outros objetos da casa. Pegue o que for precisar e use a imaginação!

12 – Varal de livros. Pendurar livros em um varal feito com barbante e preparar o ambiente com tapete, tecidos e almofadas  é  “um jeito legal de escolher histórias para contar e se aconchegar”, sugere Paula.

13 – Pescaria no sofá. O sofá será o barco, o chão em frente ao móvel, o rio, onde serão colocados objetos que poderão ser os peixes, como brinquedos e sucatas. A vara pode ser feita com colher de pau e uma peneira presa na ponta.

14 – Vôlei com bexiga. Pegue duas cadeiras, amarre um barbante para fazer de rede, encha uma bexiga e que comece a diversão.

15 – Bola ao cesto. Faça uma bola com papel ou aproveite as meias enroladas. Um balde vira o cesto e aí é questão de treinar a pontaria.

16 – Construa móbiles. Nos pés de uma mesa, amarre um barbante bem firme que faça a volta em  todo o móvel.  No barbante, dá para usar fios e pendurar objetos para os bebês brincarem de bater a balançar. É importante ficar junto da criança para supervisioná-la.

17 – Que tal formar uma banda em família? Os utensílios da cozinha podem ser os instrumentos musicais que acompanham a cantoria. Vale apostar em músicas conhecidas ou mesmo inventar as próprias canções.

18 – Teatro de fantoches. Amarre um barbante firme em duas cadeiras e coloque um lençol por cima. Os personagens podem ser fantoches, bonecos, utensílios de cozinha, sucatas, escovas de dente…  “Na brincadeira simbólica conseguimos dar vida a qualquer objeto!”, ressalta Paula.

19 – Esconde bicho ou caça ao tesouro. Confeccione bichos com jornal amassado e fita crepe. Depois, esconda-os pela casa e convide a criança para procurá-los. Será uma grande aventura!

20 – Café da manhã especial. Montar a mesa de café da manhã para bonecas e bonecos, utilizando elementos da cozinha de verdade: jogo americano, talheres pequenos, pratinhos… Vale deixar as crianças vestirem as roupas dos pais para fazer de conta que são adultos. É muito divertido e vale para meninas e meninos!

21 – Faça uma horta. É muito provável que o seu filho nunca tenha tido contato com uma horta. Que tal comprar umas sementes e um vasinho e aproveitar este momento para mostrar de onde vêm alguns dos alimentos que ele come?

22 – Faça uma peça de teatro ou um telejornal. Aproveite aquele dia em que você vai receber algumas visitas, como amigos ou parentes mais próximos,  e incentive as crianças a prepararem  uma apresentação. Pode ser uma peça de teatro ou telejornal só com boas notícias!

23 – Faça um acampamento. Pegue umas lanternas, alguns lençóis para barracas, colchões (se tiver inflável, melhor ainda!), separe  alguns lanchinhos e histórias e acampe com toda a família na sala. As crianças vão adorar dormir em um ambiente diferente.

24 – Faça uma festa do pijama. Convide os amigos mais próximos e faça uma festa do pijama. Vale separar filmes, brincadeiras e guloseimas para a criançada. Boa ideia para matar a saudade dos amigos.

25 – Fantasias. Tire as fantasias do armário e deixe as crianças terem um dia de princesa, super-herói, pirata, bruxa, palhaço…

26 – Escreva um livro contando momentos inesquecíveis. Vale relembrar aquela viagem ou uma festa e deixar a criança “ilustrar” com os próprios desenhos.

27 – Vá  ao cinema. Muitos lançamentos de filmes e desenhos infantis acontecem durante as férias. Aproveite esse momento com as crianças.

28 – Visite o museu ou museus da sua cidade. É curioso ver o contato das crianças com objetos de outras épocas.

29 – Gincanca. Relembre a infância, reúna os filhos, sobrinhos e vizinhos e organize uma gincana com tudo que tem direito, como corrida de saco e ovo na colher.

30 – Faça um piquenique. Prepare os lanchinhos, peque a toalha, alguns brinquedos e escolha um parque ou praça nos arredores da sua casa.

Despertando para o mundo encantado da leitura

A leitura abre portas para o conhecimento e para o imaginário e quanto mais cedo for esta prática, melhor. É por isso que trabalhamos a temática “leitura na infância” desde o Minimaternal, pois entendemos que ler é parte fundamental do aprendizado, promovendo prazer e crescimento pessoal para crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Desde o início das nossas atividades realizamos ações de incentivo à leitura e, em fevereiro de 2014, implementamos o Programa Leitura Viva Espaço Educar, com o objetivo de integrar diversas ações de mediação e incentivo à leitura de livros literários para infância e juventude, beneficiando um público de crianças com idades entre 1 ano e 6 meses a 10 anos.

E vem dando certo. Circulando pela escola não é difícil se deparar com momentos de rodas de leitura, teatrinhos e contações de histórias. Ao todo são 13 ações que são desenvolvidas com o mesmo objetivo: incentivar, nos alunos, o prazer de ler.

Dia de quinta-feira, por exemplo, já é de praxe, é dia de brincar de ler: as crianças trazem livros que gostariam de compartilhar com os amigos durante o recreio. São momentos de leitura espontânea, que contam com a intervenção das professoras para mediar as contações e conversas, oportunizando, assim, as descobertas de novos títulos e autores.

Outra ação do Programa é o Encontro com autores, onde recebemos autores convidados e promovemos momentos de conversa e troca de experiências sobre livros e leitura.

Pequenos contadores, grandes histórias é outra ação do Programa onde os alunos do Ensino Fundamental se inscrevem para participar de contações nas salas da Educação Infantil, permitindo a troca de experiências entre crianças de diferentes idades.

Sucesso durante a Semana da Criança, em 2015, a ação Pais Contadores foi incluída no Programa Leitura Viva. Na ocasião, alguns pais voluntários se inscreveram na biblioteca para contar histórias na turma dos seus filhos.

“A ação tem grande importância na formação dos nossos leitores. A participação das famílias nesse processo é fundamental, tornando todos os momentos essenciais, desde a escolha dos títulos ate o momento das contações em sala. Uma ótima oportunidade de realizar vivências entre pais e filhos no ambiente da biblioteca, na seleção e leitura de boas histórias”, disse a mediadora de leitura Suely Martins.

O papel da família

Os pais têm papel fundamental ao estimular, nas crianças, o gosto pela leitura, mostrar para a criança que o hábito de ler é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo.

O desenvolvimento de hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.

“A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos”, disse a diretora pedagógica, Conceição França.

A criança geralmente é um espelho dos pais, por isso é importante que o exemplo venha deles. Se você tem filhos, leia para eles desde pequenos, e mostre como a leitura pode ser um hábito divertido. Os resultados virão lá na frente, com bons desempenhos escolares e adultos muito mais seguros e bem preparados.

Mural da saudade: última aula de artes

A pintura do mural da saudade, feita pelos alunos dos 5ºs anos, é uma atividade que vem sendo realizada a cerca de três anos no Espaço Educar. Na última aula de artes do ano,  os alunos pintam uma parede e expressam, artisticamente, sentimentos que viveram na escola.

“Dei continuidade com essa atividade a fim de que as crianças pensem e reflitam o que viveram conosco durante esse período que passaram por aqui”, disse a professora de artes do 5° ano, Tácia Albuquerque.

A dinâmica foi idealizada por Laís Lira. Confira as fotos abaixo:

Desafio alimentação saudável

O esporte exige, além de disciplina e determinação, uma boa alimentação para que o atleta tenha um bom desempenho.  Uma alimentação saudável é baseada na ingestão de vários grupos alimentares que fornecerão nutrientes essenciais para realizações das atividades no nosso dia a dia, além das atividades físicas.

Com o objetivo de melhorar o cardápio alimentar dos alunos, que fazem parte da equipe de natação, a professora Thaísa Viana desafiou as crianças a experimentarem alguns alimentos.  

O primeiro desafio foi a batata doce, carboidrato e excelente fonte de energia para os treinos. O segundo desafio foi o inhame e a macaxeira e, recentemente foi lançado o desafio das frutas. “No geral o desafio foi bem aceito. Alguns alunos relataram que não gostaram de alguns alimentos, mas aceitaram o desafio de, pelo menos, experimentar os nutrientes sugeridos”, relatou a professora.

Ainda segundo Thaísa, a ideia surgiu quando percebeu, durante os treinos, o desconforto, náusea e até mesmo a cefaleia de alguns alunos. Antes de lançar o desafio, a professora passou algumas orientações gerais para os alunos:

– Mastigar bem os alimentos;
– Ingerir água ao longo do dia;
– Realizar 5 a 6 refeições por dia;
– Evitar o excesso de alimentos industrializados como refrigerante, suco de caixinha, sopas de pacotinho, bolachas recheadas, salgadinhos;
– Estimular o consumo de alimentos naturais, integrais e orgânicos;
– Evitar e excesso de alimentos gordurosos como frituras e queijos amarelos;
– Aumentar o consumo de verduras e legumes;
– Aumentar e variar o consumo de frutas, crua ou em sucos e vitaminas;
– Dar preferência aos sucos naturais e feitos na hora (evitar os sucos de caixinha e processados);
– Diminuir o consumo de doces;
– Não realizar atividade física em jejum, sempre fazer um lanche pelo menos 30 minutos antes;
– Introduzir novos alimentos aos poucos.

A prática esportiva promove inúmeros benefícios, como a redução dos riscos de doenças, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, e manutenção de uma vida saudável. 

Confira o vídeo dos alunos experimentando novos alimentos AQUI.

Visita aos bairros antigos de Maceió

Na segunda aula de campo dos 2ºs anos, referente ao projeto Maceió Antigamente, os alunos passaram pelos bairros do Jacitinho, Benedito Bentes e Bebedouro relacionando a história de cada um deles com as discussões realizadas em sala de aula.

O primeiro destino, o bairro do Jacintinho, recebeu esse nome devido ao rico proprietário Jacinto Athayde. Na década de 1950, atraídos pelas possibilidades de emprego na capital, foram aparecendo os primeiros moradores do novo bairro, que surgia com o nome de Jacintinho (alusão ao nome de Jacinto).

Já o bairro do Benedito Bentes, surgiu a partir de um conjunto habitacional no final da década de 1980 e tornou-se um dos maiores e o mais populoso bairro de Maceió.

De origem mais antiga, o bairro de Bebedouro já foi o preferido da elite alagoana, que construía seus casarões na rua principal, próximo à lagoa Mundaú e à linha férrea. Curiosamente, o bairro é lembrado pelas inúmeras festas e pelos maiores manifestos políticos.

Durante a aula de campo, as crianças puderam visitar a Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho e o Mirante da Chã de Bebedouro. Confira as fotos abaixo:

Semana Poética

Dentre as atividades do projeto de leitura Caixinha de Poemas, os alunos dos 1ºs anos participaram da Semana Poética, que aconteceu no período de 07 a 10 de novembro. Nessa etapa do projeto, os pais conduziram, na biblioteca, momentos de contação de poesias para a turma do filho. Cada contador trouxe o poema de sua preferência e alguns, ainda fizeram uma dinâmica com os alunos.

De acordo com a professora Joana, o intuito da atividade é que as crianças percebam que o poema faz parte da vida. “A poesia não está apenas nas letras escritas nos versos dos poemas, como também no pôr do sol, no olhar, na relação com amigos e pais. Esse é um momento que eles têm a oportunidade de conviver e de perceber o clima da poesia, não somente escrito e contado, como é trabalhado em sala de aula” finalizou a professora.

Confira as fotos abaixo:

Mostra cultural: “Um jeito gostoso de aprender”

Na noite do dia 09 de novembro o teatro Gustavo Leite foi palco de um momento lindo e emocionante. O tema da Mostra Cultural 2016 “Um jeito gostoso de aprender” encantou os convidados com a homenagem aos 20 anos da escola. 

A concepção do espetáculo partiu das estratégias utilizadas todos os dias na nossa escola: uma postura construtivista. Sim, o espetáculo foi construído a partir de conversas e relatos feitos com os próprios alunos. Nesses momentos, eles falaram sobre o que eles mais gostam de fazer na escola, como preferem estudar determinados assuntos. Dessa forma, os alunos puderam  demonstrar, cada um à sua maneira, aquilo que vivem e aprendem no dia a dia no Espaço Educar.

O espetáculo ressaltou a importância do processo, da construção e das conexões que estabelecemos com o outro, com o universo e conosco ao longo da vida. Sem desmerecer o resultado final, reconhecemos, entretanto, a forma e o processo de condução da nossa vida são algo bem mais importante que as próprias conquistas.

E foi uma noite linda, de gratidão e alegria! Os alunos do Ensino Fundamental deram um show à parte na apresentação. Os convidados foram recepcionados, ainda, com a exposição “Aprender brincando”, com obras produzidas pelos alunos da Educação Infantil.

No final do espetáculo, Conceição França, diretora pedagógica da Escola, agradeceu a colaboração, parceira e confiança de todos ao longo desses 20 anos.

“Gratidão primeiro a Deus, que nos ajudou a chegar até aqui e esteve conosco todos os dias desses 20 anos, nos encorajando, nos iluminando, orientando, guiando. Gratidão à nossa equipe de colaboradores, que todos os dias, com muito amor, faz ‘a coisa acontecer’ na escola. Uma escola é muito mais que paredes e bancas, uma escola é formada por gente convivendo, aprendendo, ensinando e, acima de tudo, amando. Aos nossos colaboradores, nosso muito obrigada! Gratidão também às famílias que acreditaram e nos ajudaram e ajudam para que momentos lindos, como o de hoje, aconteçam. Gratidão aos nossos alunos, que nos ensinam todos os dias um jeito diferente de amar, de viver. Aos nossos ex-alunos, representados nessa noite pela cantora Renata Peixoto, que fez uma participação especial no espetáculo, nossa gratidão e desejos de muito sucesso”, disse Conceição.

Confira algumas fotos dos bastidores e da apresentação do espetáculo, dirigido por Tmylka Viana: