10 conselhos de psicólogos para a criação dos filhos

Fonte: http://www.paisefilhos.com.br/pais/10-conselhos-de-ouro-de-psicologos-para-a-criacao-dos-filhos/

Educar uma criança não é fácil, mas os especialistas podem ajudar. Selecionamos algumas dicas a respeito da criação dos filhos. Confira:

1 – “Evite a comparação entre as crianças, pois isso pode trazer ansiedade, frustração e baixa autoestima. Cada uma tem seu ritmo de desenvolvimento. Devemos respeitar o tempo de cada criança e estimular a habilidade que ainda não está aprimorada para a idade.”

2 – “Pais presentes contribuem para que os filhos sejam autoconfiantes, com autoestima e abertos a relações afetivas construtivas. Não basta dar-lhes conforto físico, nem terceirizar para a babás todos os cuidados. Ter alguém para auxiliar é bom, mas há coisas que só os pais podem dar. A arte de educar inicia com os pais, se estende na escola e se aprimora com a vida.”

3 – “Não fique apontando o tempo todo aquilo que a criança não é, não sabe ou não faz conforme você imagina. Procure valorizar aquilo que ela é, tem, e sabe. Do contrário, a relação pais e filho fica envolvida em um clima de sucessivas frustrações e isso não é legal para o desenvolvimento da autoestima da criança.“

4 – “Conversar é prevenir. Se você conseguir manter esse canal de comunicação aberto, você sempre terá acesso à vida de seu filho e poderá orientá-lo e desfrutar de sua companhia. Além disso, é conversando que desenvolvemos o senso crítico, julgamento, raciocínio lógico, empatia, capacidade de tolerar frustração e postergar a satisfação imediata em prol de um objetivo maior.”

5– “Os pais precisam saber usar a palavra ‘não’. É de vital importância que a criança saiba até onde pode ir. Se pai e mãe passarem esse nível de confiança para os filhos, os valores ficam mais fáceis de serem entendidos.”

6 – “Seja o primeiro ‘Outro’ na vida de seu filho. Ocupe esse lugar na brincadeira, no abraço, no beijo, no olhar, na hora de cumprir as regras. Não seja aquele que atende a todos os desejos, porque rapidamente você deixa de existir e de educar . Faça com que a brincadeira seja boa para seu filho e para você.”

7 – “Não existem fórmulas simples e rápidas que deem conta da complexidade do desenvolvimento de um ser humano. Cada criança é única. Observe seu filho e acredite em seus instintos. No entanto, se a criança ou você estão em sofrimento por causa de dificuldades, procure ajuda de um psicólogo.”

8 – “Os pais devem criar regras e rotinas para a criança. Assim, vão ensinar a lidar com situações futuras, como no trabalho. Criar regras envolve também segui-las. Dessa forma, você conseguirá ensinar a criança a honrar as regras, questionar quando não concordam para quem sabe modificar a situação, se flexibilizar, lidar com frustrações, entre outros ensinamentos.”

9 – “O seu filho não é você. A sua dor é uma e a do seu filho é outra. Não espere que ele repita a sua história e nem queira poupá-lo das dores que você viveu. Viva a sua vida com dignidade e deixe que ele aprenda a viver a dele.”

10 – “Os filhos esperam que os pais os escutem e os entendam. Não querem que os pais concordem com eles. Apenas necessitam sentir-se compreendidos e aceitos.”

Exame de faixa: Judô

No último sábado (05), os atletas de judô participaram do exame de faixa, no qual foram avaliados por dois professores membros da Liga Alagoana. As crianças aptas receberão a nova faixa e o certificado durante a Semana Esportiva, que será realizada entre os dias 18/11 e 25/11. A atividade foi realizada na quadra da escola. Veja algumas fotos:

Projeto Ciências no jardim

Você sabe de onde vem o feijão que você come? Você já viu algum vegetal se desenvolver?  O que encontramos dentro da semente do feijão? O que acontece com os feijões plantados à medida que o tempo passa?

Através do Projeto “Ciências no Jardim”, as crianças dos 2°s anos conheceram o processo de germinação dos feijões a partir de aulas lúdicas e investigativas: plantar sementes de feijões e acompanhar passo a passo o processo de desenvolvimento da nova plantinha. A proposta desta atividade era que as crianças pudessem visualizar e acompanhar as etapas de desenvolvimento e crescimento por que passa uma semente, até se tornar uma planta. Além disso, as crianças investigaram os cuidados necessários para que esse ser vivo possa crescer e se desenvolver de modo adequado.

Durante as aulas de ciências, as crianças fizeram levantamento de hipóteses, compartilharam ideias e chegaram a conclusões significativas a respeito do conteúdo estudado. Essa proposta permite que os alunos construam conhecimentos científicos e consigam sistematizar os conteúdos a partir das atividades propostas, sempre valorizando as situações do cotidiano e estimulando os alunos a fazerem investigações, além da elaboração de conceitos sobre os temas estudados.

É importante ressaltar que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “os estudos sobre plantas também oferecem oportunidades para a compreensão do processo do ciclo vital”. Essa ideia do ciclo da vida permite que as crianças entendam que todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e morrem. Trata-se de um conteúdo valioso que deve ser abordado no início do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Você também quer plantar uma semente de feijão? Veja o que você precisará para fazer esse experimento:

Obs. Inserir também no rodapé da foto a referência do módulo.

 

Nutrição: muitas famílias ainda não conseguem colocar bons hábitos em prática

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Alimentacao/noticia/2016/09/nutricao-infantil-muitas-familias-ainda-nao-conseguem-colocar-bons-habitos-em-pratica.html 

Todo mundo sabe que a alimentação equilibrada é o ponto de partida para uma vida saudável, mas muitas famílias ainda não conseguem colocar isso em prática. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 60% dos bebês entre 6 meses e 2 anos consomem verduras e legumes. E, acredite: com essa pouca idade, 43% deles já consomem sucos industrializados e 48% tomam refrigerante. Para completar o quadro preocupante, 20% se alimentam diante da TV.

“Quanto antes a criança fica obesa, mais grave é a situação na vida adulta”, alerta a endocrinologista Cristiane Kochi, da Santa Casa de São Paulo. “A oferta exclusiva de leite materno ao bebê durante os 6 primeiros meses de vida é muito importante, porque melhora o controle da fome e saciedade, que protege contra o ganho excessivo de peso”, afirma.

A médica também mostrou números alarmantes divulgados pelo Ministério da Saúde. Entre as crianças com menos de 1 ano, 72% comem regularmente biscoitos recheados. E, apesar de não ser recomendada a alimentação sólida até o sexto mês de vida, 30% dos bebês brasileiros consomem petit suisse e, 12%, macarrão instantâneo. Esses erros na dieta são algumas das principais causas de obesidade.

Para começo de conversa
Mas não basta apenas ingerir os alimentos corretos. É preciso também que a criança saiba se alimentar da forma certa. “O ‘como’ comer deve vir antes ‘do que’ comer”, defende a nutricionista Rachel Machado, do Instituto Pensi. De acordo com Rachel, os adultos precisam observar o seguinte: quando a criança come? Onde gasta a energia? Por que come? Como come? A nutricionista falou sobre a importância de conscientizar os filhos sobre bons hábitos alimentares e deu dicas de comportamentos que ajudam a melhorar a rotina alimentar da família.

 

picnic

O primeiro deles é a autonomia às refeições: a criança pode e deve ser encorajada a se alimentar sozinha. Isso melhora a autoconfiança e a integração com a comida. O segundo ponto é a postura, ou seja, a posição durante a refeição. Seu filho deve estar devidamente sentado à mesa – e não na cama, no sofá ou correndo pela casa (e você correndo atrás com o prato de comida!). A boa postura diminui os engasgos e a aspiração de alimentos, além de melhorar a mastigação e deglutição.

Outro fator importantíssimo é a distração causada por telas, seja de TV, computador, tablet ou smartphone. Não é nada positivo distrair criança para fazê-la comer maior quantidade ou mais rapidamente. Esse hábito diminui a interação e com a família, além de estar associado ao sobrepeso e obesidade. E nem é preciso dizer que os mecanismos de recompensa, pressão, ameaça e castigo nunca devem ser usados para fazer a criança a se alimentar.

Um estudo recente apresentado pela nutricionista Priscila Maximino, do Instituto Pensi, traz números surpreendentes. Segundo o levantamento, entre as crianças com dificuldades alimentares (aquelas que “comem mal”), 53% se alimentam em ambiente inadequado, isto é, fora da mesa, e 73% não realizam as refeições em família. E na sua casa, como estão as refeições?

Sempre é tempo de iniciar hábitos mais saudáveis.

Aula de campo: Maceió antigamente

Quantos anos Maceió tem? Como ela nasceu? Qual é a origem de seu nome? Ela sempre foi assim, cheia de prédios, carros pela rua, “shopping” e lojas? Há cinquenta anos, já existiam todos os bairros que hoje conhecemos? Para encontrar as respostas para estas perguntas, os alunos dos 2º anos estão fazendo um estudo sobre a nossa cidade, no qual irá fazer com que a criança conheça um pouco mais sobre a história de Maceió, recuperando relatos de como eram os hábitos, ruas e praças, paisagens, o uso dos bondes, como eram as festas de carnaval e tantas outras curiosidades. Durante as aulas, será feito um resgate de parte dessas histórias através da leitura de textos, de pesquisas e visitas a lugares históricos, observação de fotos e entrevistas com pessoas que conheceram a cidade há muitos anos, como seus pais e avós, e viram as mudanças ao longo do tempo.

Na primeira aula de campo do projeto, eles visitaram o Museu da Imagem e Som de Alagoas (MISA), situado no Jaraguá, um dois bairros mais antigos e importantes da cidade. Lá, eles puderam ver uma apresentação no auditório com fotos antigas da cidade e explicações sobre elas. Depois, seguiram para a Catedral Metropolitana de Maceió, considerada o Marco Zero de Maceió. No local, puderam observar tradições antigas da igreja, como a de colocar lápides de pessoas do clero nas igrejas; as restaurações de antigas pinturas feitas nas paredes e o cálice que São João Paulo II usou na missa que celebrou no Papódromo.

Próximo a Catedral, os alunos visitaram o Mirante São Gonçalo, com vista da parte baixa de Maceió. Por último, eles visitaram o Memorial à República, no qual puderam identificar as fotos de todos os presidentes do Brasil desde Deodoro da Fonseca.

Confira as fotos abaixo:

Mostra cultural: Um jeito gostoso de aprender

Quem já brincou de escola? Quem foi professor e aluno ao mesmo tempo? Quem ensinou o que mais gostava, conectou assuntos diversos e se deixou levar pela imaginação? O espetáculo “Um Jeito Gostoso de Aprender” convida você a conhecer uma escola movida pela imaginação, pelos encontros e descobertas, pelo prazer em conhecer e conviver e por tudo o que construímos a partir deles. 

Sobre a concepção:

Escolhemos criar um espetáculo adotando as mesmas estratégias utilizadas todos os dias na nossa escola: uma postura construtivista. Apostamos em um processo dinâmico, prazeroso e que valorizasse os saberes e os relatos dos alunos. Planejamos encontros em que as crianças pudessem falar sobre o que mais gostam de fazer na escola, como preferem estudar determinados assuntos, o que mais chama sua atenção, entre outros temas de interesse delas. Esta forma permitiu que os alunos pudessem demonstrar, cada um a sua maneira, aquilo que vivem e aprendem no dia a dia do Espaço Educar. Foram dias livres, leves e ricos em produtividade e afeto. Entre passos de dança, conversas divertidas e assuntos pedagógicos, o espetáculo “Um Jeito Gostoso de Aprender” tomou forma, ritmo e sentido. Os alunos foram envolvidos no processo de elaboração, assumiram o protagonismo, a autoria de canções e coreografias. O espetáculo ressalta a importância do processo, da construção, da travessia e das conexões que estabelecemos com o outro, com o universo e conosco ao longo da vida. Sem desmerecer o resultado final, mas, sobretudo, reconhecemos que está na forma e no processo de condução da nossa vida, algo bem mais importante que esse resultado conquistado.

A história:

Era uma vez… uma menina que queria brincar de escola e resolveu chamar as amigas para entrar na brincadeira. Elas inventaram uma escola movida pela imaginação, pela alegria em aprender, pelo prazer em fazer grandes descobertas. Letras dançavam, livros voavam, músicas soavam, havia chuva de números, de ideias, de fantasia… Era possível viajar pelo espaço sideral, conhecer de perto a rotação dos planetas, as fases da lua, ver a Terra de longe, adentrar a atmosfera terrestre, dançar a Matemática, brincar com as formas geométricas, penetrar o corpo humano e conhecer de perto o funcionamento dos sistemas… Sempre brincando, cantando, dançando e aprendendo que era possível conhecer a essência humana, respeitando as diferenças, amando e ajudando alguém muito especial ao seu lado. 

Direção: Tamylka Viana

III Open Sesc de Judô

No último sábado (22/10) nossos atletas participaram do III Open Sesc de Judô, realizado no Sesc Poço. No mesmo dia foi realizado o festival, com alunos entre 5 e 10 anos, e o campeonato, onde participaram crianças que fazem parte da equipe de Judô. Na competição por categorias, os atletas trouxeram cinco medalhas de ouro e uma de prata. Veja algumas fotos do momento:

Prêmio professor talento literário

Texto produzido por: Suely Martins

Criado este ano, o Prêmio Professor Talento Literário visa reconhecer o trabalho de incentivo à leitura realizado na biblioteca. Foram observados critérios para tal premiação entre eles recursos utilizados pelas  professoras, variedades de títulos contados e número de alunos que realizaram empréstimos regularmente em cada série.  A equipe da biblioteca reconheceu nove colaboradoras, entre professoras e auxiliares de sala. 

 O Programa Leitura Viva pretende consolidar o prêmio nos próximos anos, sendo este mais um diferencial no âmbito literário, fazendo assim com que o contato com diversos  livros seja uma prática constante, permitindo que nossos  pequenos leitores cresçam conscientes da magia de ler por prazer.

Veja algumas fotos: 

Mostra Científica

Na Mostra Científica desse ano, que ocorreu nos dias 04 e 07 de outubro, os alunos dos 2ºs aos 5ºs anos tiveram a chance de fazer investigações acerca dos temas estudados no último trimestre letivo, partindo da observação sistemática de fatos, seguida da realização de experiências, deduções lógicas e da posterior comprovação científica dos resultados obtidos. 

As turmas dos 2ºs anos fizeram a apresentação de um seminário relativo ao tema “No mundo das sensações”; os 3ºs anos trataram sobre o projeto “Universo”; já os 4ºs anos discutiram a respeito do projeto “Recursos Naturais”; e por último, os 5ºs anos falaram sobre a “Literatura de Cordel”.

De acordo com a professora Alinny Pontes, os alunos maiores, por terem mais experiência nesse tipo de evento, se mostraram extremamente engajados. Por conta própria, eles fizeram maquetes, pesquisas aprofundadas relacionadas aos temas.

Pedagogicamente, ela acrescenta ainda que a Mostra proporciona a investigação do saber científico para realizar um produto final, fazendo ligação ao método construtivista, no qual o aluno desenvolve o próprio saber. Confira as fotos abaixo:

Cuidado com o consumo de sal

O sódio é um mineral encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em grande parte dos alimentos. Uma parcela desse sódio está presente naturalmente nos alimentos, porém a maior parte dele é adicionada, por consumidores, produtores e manipuladores de alimentos, durante o consumo.

O sódio é um nutriente essencial para nosso organismo. Entretanto, seu consumo excessivo está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio).

Como reduzir o consumo de sal:

1. Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monossódico entre outros;

2. Utilize ervas desidratadas e temperos naturais para temperar os alimentos;

3. Evite também o uso de embutidos;

4. Não utilize saleiro à mesa;

5. Não acrescente sal no alimento depois de pronto

VOCÊ SABIA?
As papilas gustativas presentes na nossa boca, que identificam o gosto salgado, demoram cerca de 3 meses para se adaptar a uma dieta reduzida em sal. Por isso, é questão de tempo o costume a uma dieta mais saudável e pobre em sódio. Pense nisso!