Acabe com a Dengue

Única maneira de evitar os mosquitos da dengue e da Chikungunya é eliminar os focos. Com o objetivo de conscientizar o cidadão a tomar atitudes e contribuir com o combate à epidemia, o jogo “Acabe com o Mosquito” foi produzido trabalhando as ações preventivas de forma didática e divertida.

acabe-dengue-1

Math Duel

Jogo matemático divertido e educativo para jogar com dois participantes. A tela é dividida em duas partes, portanto, muito conveniente para os jogos de duelo. É um jogo de reação e concentração que mexe com o cérebro de uma forma positiva e que inclui operações matemáticas básicas – adição e subtração, multiplicação e divisão de forma divertida! 

S

Conhecendo os animais em inglês

Texto: Priscylla Candido

Durante as aulas de inglês, os alunos do 2º ano estão conhecendo diferentes animais. Para uma aprendizagem diferenciada e significativa, as dinâmicas de ensino são muito importantes para que as crianças sintam-se motivadas numa rotina estruturada por privilegiar diversas habilidades cognitivas. Num primeiro momento, as crianças aprendem um novo vocabulário e em seguida participam de um “game” que facilita a interação durante as aulas, usando efetivamente a sua habilidade oral, visual e auditiva.

A professora usa a ludicidade em sua aula para despertar a motivação e interesse no aluno. Dessa forma, a proposta da habilidade lúdica é estimular e propiciar o contato com a segunda língua, utilizando-a de modo real e expressivo. Confira fotos de alguns momentos:

 

Campeonato Norte Nordeste de Judô

No último dia 23, nossa escola foi representada por seis alunos (categoria sub-11) que participaram do Campeonato Norte/ Nordeste de Judô, em Lajedo (PE).  Alagoas foi evidenciada por 42 atletas, que trouxeram 46 medalhas para nosso Estado.  Estiveram presentes, ainda, as delegações de Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe.

Parabenizamos os alunos participantes, as famílias pelo apoio e a equipe de Esportes (professor Pedro) pelo excelente trabalho!

Alunos participaram do Campeonato Norte/ Nordeste de Judô:

Davi Maranhão Freires Martiniano (prata)

Gabriel Menezes Marques Picanço (ouro)

Jandyr Cavalcanti de Souza Neto (prata)

João Marcelo Bernardes Santos (ouro)

João Victor Tenório Ribeiro (ouro)

Maria Eduarda Tenório Ferreira (ouro)

 

Fechamento projeto de leitura Conto de Fadas

Como culminância do projeto de leitura ‘Conto de fadas’, os alunos dos Maternais II dramatizaram histórias vistas na sala de aula durante o primeiro bimestre. O objetivo do projeto é fazer com que as crianças se habituem com histórias contadas e lidas, desenvolvendo atenção e tempo de concentração necessárias, compreendam as histórias lidas pelas professoras, além de despertar nas crianças o gosto pela leitura. Durante as aulas, os alunos participaram de contações de histórias com fantoches e recontagens dos contos de fadas mais conhecidos.

Veja fotos:

 

 

Dia do Índio

Em comemoração ao dia do Índio, recebemos na nossa escola a visita de índios do grupo Aloá, da etnia Fulni-ô, de Águas Belas (PE). A vivência teve como objetivo promover uma experiência estética e sensorial para os alunos através de apresentações de danças, cânticos, histórias, pinturas e debates, além da exposição e venda de artigos indígenas, como apitos, colares, chocalhos, brincos e canetas.  Confira algumas fotos desse momento: 

Dica da nutricionista: Picolé de frutas caseiro

Refrescantes para aqueles dias mais quentes, o picolé de frutas é uma das sobremesas preferidas da criançada, seja pelas cores, ou pelo sabor docinho, apesar da fama de engordativos, os picolés podem ser sim fontes de vitaminas e sinônimo de saúde. Deixar pedacinhos da fruta é uma ótima maneira da criança experimentar texturas que em geral são resistentes. A receita é indicada para bebês acima de 1 ano. Crianças com alergia ao leite de vaca (APLV) ou com intolerância a lactose, devem consumir com as devidas substituições. Aprenda como preparar o delicioso picolé de frutas caseiro!

Ingredientes:

 2 potinhos de iogurte natural

 1 xícara de morangos congelados

 1/2 xícara de amoras congeladas ou ¼ de manga tommy congelada

 2 colheres (sopa) de mel ou 1 tâmara

Modo de fazer:

1-coloque todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata;

2- coloque a misturas em forminhas de picolé e leve ao freezer. Bom apetite!

A ideia de cozinhar com as crianças é levá-las para a cozinha para brincar e aprender. É uma brincadeira que elas não esquecem, uma atividade de ntegração gostosa, gratificante. Cozinhar com as crianças é sempre a maior diversão.

 


Aula de inglês interativa

Os alunos dos Jardins I tiveram uma aula de inglês diferente. Integrada com aulas de Projetos Multimídia, os alunos aprenderam por meio de jogos e aplicativos, partes do corpo humano.

As aulas de inglês interativas permitem a criação de ambientes de uso da língua num contexto escolar menos artificial. O objetivo principal das aulas é a compreensão ativa dos alunos, demonstrando compreensão ao que a professora diz.

Veja algumas fotos desses momentos:

 

Em contato com a poesia

Texto por: Luysla Grigório 

Através do Projeto de Leitura desenvolvido durante esse trimestre, as turmas dos 2° anos estão entrando em contanto com o gênero textual Poesia. As atividades propostas despertaram o interesse de todos, que por meio de brincadeiras como o “sussurrando poesias”, das declamações realizadas no pátio, de pesquisas e das apreciações de textos poéticos realizadas em sala de aula suscitaram o prazer em ler e descobrir novas formas de encantamento através da leitura.

Além disso, o projeto possui um caráter interdisciplinar, no qual as área de Artes e Multimídias participam no processo de desenvolvimento da arte de poetizar.  

Semana Literária

Assim como todos os anos, no mês de abril promovemos aqui na nossa escola a Semana Literária, momentos de dedicação ao prazer de ler com crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Este ano, a programação foi inspirada no valor olímpico AMIZADE. (Saiba mais sobre nossa campanha anual aqui).  Todas as atividades literárias que foram desenvolvidas e as histórias contadas tiveram o valor como princípio.

A programação contou com cine leitura, contações de histórias em vários ambientes, visita da escritora Martha Brandão e um bate papo com alagoano Claudio Vieira, que escreveu o poema “Meu livro, meu amigo” especialmente para a Semana Literária.

Confira fotos de alguns momentos: