Blog Inventos e inventores

Durante esse trimestre os alunos dos 1º anos estão trabalhando em sala o projeto Inventos e Inventores, com diversas aulas de campo planejadas, além de varias pesquisas e investigações que estão sendo realizadas sobre as invenções.

Para dar visibilidade aos conteúdos trabalhados por nossos alunos no Projeto Inventos e Inventores, a equipe do Projetos Multimídia em parceria com as professoras dos 1ºs anos, desenvolverão ao longo de todo o projeto, um diário virtual (blog), que será alimentado com as postagens dos alunos, relatando essas diversas experiências que vivenciarão no projeto.

Neste espaço virtual vocês irão encontrar fotos, vídeos, informações, curiosidades e experiências vivenciadas por seus filhos, durante as atividades desenvolvidas em sala de aula e nos passeios programados ao longo do trimestre.

Para a produção dessas postagens, os alunos contam com o apoio da equipe de Projetos Multimídia. Já a produção das informações textuais, acontece com a colaboração das professoras dos 1ºs anos.

A experiência de utilização de um blog possibilitará aos alunos conhecer e refletir sobre o uso produtivo dessa ferramenta que, através da interação virtual, poderão expressar e socializar os seus conhecimentos, podendo divulgar suas ideias por meio da internet.

Indicamos abaixo o link para o blog Inventos e Inventores. Acessem, divulguem e comentem! Sua opinião é muito importante para nós!Os blogs também poderão ser acessados através do site da escola na área do aluno, no espaço (botão) Projetos. Acesse: Área do Aluno.

Inventoseinventoresmanha2016.blogspot.com.br

Inventoseinventorestarde2016.blogspot.com.br

 

Cinema in english

Durante uma aula diferenciada, os alunos do Jardim I ao 5° ano iniciaram o 2° semestre tendo a oportunidade de ter um contato singular com a língua inglesa através do Cinema in English. Por meio deste recurso audiovisual, as crianças têm a oportunidade de potencializar a habilidade do listening (compreensão auditiva) e também o entendimento oral, pois o cérebro se encarrega de fazer conexões entre o conhecimento que aluno tem e os termos adquiridos nos filmes e desenhos exibidos, e que ficarão guardados na memória.

Esta atividade é fundamental para favorecer o desenvolvimento da criança na aprendizagem do idioma, uma vez que ouvir em inglês é muito importante para que eles reconheçam as palavras, se habituem com a pronuncia e principalmente para que aprendam novos termos usuais nos diálogos em Inglês. Os desenhos animados exibidos possuem um discurso literário adequado, sendo assim, possibilitam que as crianças adquiram um contato de extrema relevância com a função social da Língua estrangeira.

Jardim I e Jardim II: Super wings, Ladybug

1° ano: Jack-Jack Attack, Monica’s Gang, Must Bring Doll

2°ano: Minions, Monica’s Gang, Pixar short films: Finding Dory, Lifted and Presto, Pokemon Go, Monsters

3°ano: Inside Out, Sponge Bob, Short films (The Present and the controller)

4° e 5° anos: Toy Story e Mr Bean.

 

Texto produzido por: Priscylla Candido

Construindo um estetoscópio

Durante o projeto de ciências, Nosso corpo, fonte de vida, os alunos dos 5ºs anos realizaram uma experiência utilizando um estetoscópio construído em sala de aula, com a finalidade de aprender mais sobre o sistema cardiovascular. Utilizando apenas um funil e uma mangueira transparente, os estudantes puderam perceber, na prática, a interação que há entre o coração e o pulmão. Primeiro, eles analisaram os batimentos cardíacos dos colegas que estavam sentados durante toda a aula. Depois, eles fizeram alguns minutos de exercício e logo em seguida, utilizaram  novamente o estetoscópio. Na mesma aula, também foi ensinado aos alunos outras maneiras de medir a pulsação: pressionando os dedos indicador e médio, no pulso e/ ou pescoço.

A professora Jadna disse que os alunos gostaram bastante da experiência e que na aula seguinte comentaram sobre o experimento com quem se ausentou no dia. O aluno Rafael Brandão conta, ainda, que nunca tinha tido a oportunidade de usar um estetoscópio e que aprendeu bastante com a experiência.

Confira as fotos abaixo:

 

19 de julho- Dia nacional do Futebol

19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol

A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

Aqui na escola o esporte é desenvolvido a partir dos fundamentos básicos do futebol de salão, que prevê técnicas como o drible, passe e o chute, este esporte é oferecido aos alunos das turmas do 1º ao 5º ano.

Estudando as figuras geométricas

A Geometria é considerada fundamental para nossa vida, visto que desde cedo faz-se necessário compreender os assuntos relacionados a ela, pois servem de base para resolução de problemas que envolvem as mais variadas áreas de conhecimento.

Assim, novas formas para facilitar o aprendizado e a aquisição do conhecimento na sala de aula estão sendo desenvolvidas. A utilização desses novos recursos podem auxiliar de forma significativa o trabalho do docente e consequentemente o aprendizado do aluno, que possui uma alternativa mais atrativa para aprender os conteúdos.

Dessa forma, os alunos dos 4ºs anos trabalharam as figuras geométricas, por meio do “Quiz”, onde tiveram a oportunidade de explorar de forma lúdica o pensamento geométrico com ênfase nas habilidades de identificar, nomear e representar as figuras não planas, possibilitando relembrar os conhecimentos adquiridos em aulas anteriores.

“Nossos aprendizes adoraram revisar o conteúdo trabalhado em sala! Os grupos vibravam em cada acerto de seus componentes, tornando assim a aula mais proveitosa e dinâmica”, disse a professora Sheyla.

Texto produzido por Sheyla Gomes (professora de Matemática do 4ºs ano)

Quebra cuca da multiplicação: aprendendo matemática de forma lúdica

As atividades matemáticas podem ser desenvolvidas de diversas maneiras na sala de aula, e uma das alternativas é através dos jogos. As brincadeiras e os jogos possibilitam que a criança tenha uma aprendizagem mais prazerosa acionando e desenvolvendo os processos psicológicos.

O trabalho com a linguagem matemática voltada para os jogos deve proporcionar à criança, um momento de ludicidade, criatividade, construção do raciocínio lógico, trabalhando com a expressão oral e corporal, assim como o seu desenvolvimento social e individual. Para isso, é necessário que os trabalhos realizados sejam desafiadores às crianças, proporcionando-lhes momento de ampliação e sistematização dos conhecimentos.

Os jogos, as brincadeiras, as atividades espontâneas, a criatividade, a interação, o desenvolvimento da autonomia e os próprios erros, segundo teóricos como Wallon, Piaget e Vygostsky (CRAIDY e KAERCHER, 2001) merecem destaque ao longo desse trabalho com as crianças, pois a partir daí elas conseguem interiorizar e representar o mundo real, desenvolvendo o pensamento, a linguagem, a abstração, a percepção e a memória.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p.35), é através dos jogos que as crianças vivenciam situações, aprendem a lidar com os mais variados símbolos e jogos simbólicos, tornando-se assim, criadoras de linguagens e habilitadas à submissão de regras.

E com base nesse argumento, trabalhamos com nossos alunos dos 4ºs anos, a construção do raciocínio rápido da tabuada de multiplicação através do jogo das cartas, no qual a brincadeira significativa tornou-se algo importante em nosso currículo, pois ao jogar, a criança aprende e investiga, mesmo que seja da sua forma singular, o mundo que a cerca. Portanto, toda e qualquer atividade lúdica necessita ser respeitada e deve ser realizada com excelência no ser em formação.

Veja algumas fotos desses momentos:

Texto produzido por Sheyla Gomes (professora de Matemática do 4ºs ano).

Alunos dos 2ºs participam de palestra com oftalmologista

Durante esse trimestre, as turmas dos 2° anos estão estudando a capacidade do ser humano em interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor. Através do projeto de Ciências, “No mundo das sensações”, as crianças entraram em contato com conteúdos científicos relacionados aos cinco sentidos, compreendendo a importância de cada um no nosso cotidiano. Diante de perguntas como “Por que precisamos piscar?”, “De que forma diferenciamos os sabores dos alimentos?”, “O ser humano consegue sentir quantos cheiros distintos?”, “Qual é a função da nossa pele?” e de tantas outras, ocorreram discussões a fim de aprofundar esses questionamentos e sobre a interação existente entre a nossa capacidade sensorial com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, pessoas).

Com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre o primeiro sentido estudado, recebemos para um bate-papo a oftalmologista Daniela Sampaio, que falou sobre alguns cuidados que se deve ter com a visão, com o objetivo deles conseguirem identificar algumas transformações da visão ao longo da vida. A palestrante trouxe para as crianças diversas fotos e ressaltou alguns cuidados importantes com os olhos, além de responder aos diversos questionamentos e algumas experiências de vida como: “Por que meu amigo teve que usar tampão por um tempo?”, “Por que temos que usar óculos? Todo mundo usa os mesmos óculos?”. 

Confira algumas fotos desse momento:

 

*Contribuiu para o texto a professora Luysla Grigório

Como fazer meu filho comer melhor?

Confira algumas dicas para ensinar as crianças a se alimentar bem.

1) Comece pelos alimentos que seu filho gosta:

Existem fases que as recusas são mais frequentes, esse tipo de comportamento é normal, deve ser considerado como parte do processo de aprendizagem, e não como fator determinante do paladar dele, o importante é ir introduzindo, aos poucos, novos gostos, cores e texturas nas refeições, ter paciência e ir insistindo aos poucos. Comece misturando alimentos novos com os que ele já consome e gosta. Exemplo: monte o prato que a criança já come; Ex: arroz, feijão, frango. Coloque na mesa alguma verdura ou legume, como cenoura, beterraba, brócolis, a cada semana você vai introduzindo um novo item no prato.

2) Coma a comida do seu filho também:

Crianças adoram imitar os pais, além de ser um ótimo argumento para convencê-los a experimentarem novidades no prato. Explique sempre os benefícios daquele alimento. Ex: laranja ajuda a não ficar gripado, cenoura ajuda a enxergar bem, banana evita dores nas pernas, etc.

3) Quantidade:

Não exagere nas porções, porque isso pode levar a criança a se recusar a comer. Coloque uma porção pequena e deixe que a criança decida se quer repetir a refeição, sem gerar frustração e conflito.

4) Novas combinações:

Variedade é a palavra chave. Explore a curiosidade da criança, oferecendo alimentos de diferentes formas, Ex: a fruta pode ser servida com cereais, o arroz branco pode ser colorido (beterraba, cenoura, couve, abobrinha), o filé de frango pode ser desfiado com legumes e milho, ou empanado na aveia. 

5) Deixe as frutas ao alcance da criança:

Leve seu filho ao supermercado para escolher frutas com você, combinem de experimentar uma fruta sempre que forem fazer feira, e deixe opções acessíveis a criança em casa (fruteira), ofereça de várias formas (inteira, cortadinhas, sucos de frutas misturadas, picolés, etc).

IMG_2484

Fonte: Revista Crescer/ Pediatria em foco

Nossos alunos são destaque

É sempre bom receber nossos ex-alunos aqui na escola. E com notícias boas, melhor ainda!

Nessa quinta-feira (16), foi a vez dos ex-alunos que conquistaram o título de aluno destaque na atual escola onde estudam, Colégio Contato. Camila Valois, Isabella dos Anjos, Matheus Matta e Ana Carolina Melo estudaram no Espaço Educar desde a Educação Infantil e concluíram o 5°ano em 2015. Mesmo depois que saem da escola, continuamos torcendo por eles e querendo saber noticias de suas conquistas. Os resultados do nosso trabalho, nós acompanhamos bem de perto.

Para Lygia Matta, mãe do Matheus, a base que a escola oferece, junto à dedicação e disciplina das crianças, fez a diferença para este resultado. “Notei que Matheus evoluiu muito durante os anos que estudou aqui. A aplicação das provas intercaladas fez com que ele tivesse um pouco mais de responsabilidade e seriedade nos estudos. Claro, tudo dentro do esperado para sua idade”. E complementa ainda: “Minha preocupação na escolha da nova escola, era que ela desse continuidade ao trabalho de base que foi feito aqui no Espaço Educar. Estou muito satisfeita e vejo que minha filha, que estuda aqui no 2º ano, segue o mesmo caminho”.

O projeto pedagógico da escola, baseado numa linha de trabalho construtivista, é altamente favorecedor para a conquista dos resultados que temos acompanhado. Aqui a pesquisa, a observação, a cooperação e a experimentação permitem que as crianças testem suas próprias hipóteses, tornando-se atuantes na construção de seus conhecimentos. Além de proporcionar diferentes oportunidades de aprendizagem, podemos ensinar aos alunos valores que levarão para a vida. Estes sempre foram nossos grandes objetivos.

“Tive receio que a Isabella sentisse com a mudança de escola. Porém, sua adaptação foi ótima, não apresentou nenhuma dificuldade. A proposta pedagógica da escola é maravilhosa, faz com que o aluno construa o próprio conhecimento, sendo ativo, reflexivo e crítico em todo o processo”, disse Clarissa Anjos.

“Ficamos muito felizes em perceber que a caminhada aqui iniciada está tendo plena continuidade, não só nas notas, mas, sobretudo, na vida. Alegramo-nos com todas as suas conquistas, sejam elas acadêmicas, esportivas, culturais ou pessoais. Para nós, serão sempre motivo de celebração”, disse a diretora pedagógica, Conceição França.

 

 

Alunos recebem medalhas Olimpíada Canguru

Na manhã da última sexta-feira (17), foi realizada a solenidade de entrega das medalhas para os alunos que conquistaram bons resultados na Olimpíada Canguru de Matemática, realizada em março deste ano. Durante o evento, a diretora pedagógica, Conceição França agradeceu aos pais, pela parceria com a escola e parabenizou os alunos belo excelente resultado na avaliação.

“Essas medalhas hoje mostram que a gente encontrou o caminho certo: é possível ensinar e aprender feliz. Precisamos reconhecer as pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui. Ninguém é campeão sozinho. Nossa gratidão às professoras e aos pais, que têm importante colaboração nesse processo”, agradeceu a diretora pedagógica.

Olimpíada Canguru

No dia 19 de março cerca de 160 alunos, do 3º ao 5º ano, participaram da Olimpíada Canguru. A média de pontos é estabelecida pela organização da Canguru de Matemática Brasil. A prova de nível E foi aplicada a nível nacional para alunos dos 5ºs e 6ºs anos, e a prova de nível PE para alunos dos 3ºs e 4ºs anos.

Confira algumas fotos: