Conheça a turminha Espaço Educar

A criação dos personagens da turminha Espaço Educar surgiu a partir da ideia de humanizar a marca, uma maneira de aproximar ainda mais o público da Escola/empresa.

As características dos personagens foram criadas pensando em transmitir a diversidade e inclusão, a partir do desejo de contemplar os diversos perfis de crianças que recebemos na nossa escola, refletindo assim, os nossos valores: afetividade e acolhimento, desenvolvimento pessoal e profissional, espiritualidade e fraternidade, interação e cooperação, parceria com a família, respeito à diversidade.

Ao longo do ano, vamos utilizar nas nossas campanhas, atividades e projetos pedagógicos, os oito personagens, contribuindo, assim, para o diferencial da escola na produção de materiais autorais, além de criar vínculos e a identificação entre personagem e aluno.

 

Inovação na sala de aula

A maioria das crianças tem fácil acesso a tablets, smartphones, computadores e a outros recursos tecnológicos desde cedo, ainda em casa. Rapidamente aprendem a lidar com esses dispositivos.

A Escola Espaço Educar baseia-se em pressupostos construtivistas, o que possibilita aprendizagens significativas e conectadas com a realidade dos alunos. As metodologias inovadoras sempre tiveram lugar privilegiado no planejamento e realização de nossas aulas. O uso de tecnologias educacionais em sala de aula apresenta-se como mais uma inovação da nossa proposta pedagógica.

Nesse sentido estamos implantando uma nova dinâmica para as aulas de projetos multimídia no ensino fundamental. Todas as salas de aula foram equipadas com lousas interativas, projetores, notebooks e conexão com a internet, além da utilização de tablets em diversos momentos ao longo do ano.

Segundo Guilmer Brito, coordenador do Núcleo de tecnologia e educação (NTE) da escola, “estamos desenvolvendo e aplicando metodologias atuais e inovadoras no uso da tecnologia como recurso educacional. Professores e alunos serão beneficiados, pois estarão em contato constante com diversos recursos tecnológicos, objetivando o uso pedagógico e crítico dos mesmos, possibilitando uma série de novas atividades em sala de aula. Os recursos tecnológicos estarão presentes no dia a dia dos alunos no ambiente escolar, assim como ocorre em nossa sociedade. Assim poderão fazer um uso significativo da tecnologia, com a mediação dos professores”.

O corpo docente da escola está passando por um processo de formação para desenvolver habilidades e competências no uso criativo, reflexivo e motivador desses recursos tecnológicos que estão a sua disposição. Sempre visando à participação ativa dos alunos nas aulas e no uso das tecnologias.

A utilização desse recurso tem o objetivo de proporcionar um maior auxílio ao processo de ensino aprendizagem, tornando-se um facilitador na construção de conhecimento. E, por isso, o projeto visa harmonizar o convívio desses recursos, de modo que um não se sobressaia em relação aos outros, uma vez que todos são didaticamente importantes.

Entre as possibilidades de uso dos novos recursos tecnológicos que a escola incorporou à sala de aula, teremos a utilização de aplicativos educacionais, utilização de livros digitais, elaboração de atividades interativas. Através da internet em sala de aula, poderemos também desenvolver atividades com o uso de laboratórios virtuais, simuladores, animações, vídeos, entre outras possibilidades.

Projeto: A arte mágica dos povos primitivos

Valorizando a importância de conhecer nossa história para repensarmos nossa realidade, os alunos dos 1ºs anos conheceram a arte na pré-história com os artefatos e pinturas nas cavernas. Durante as aulas, as crianças dramatizaram como era a vida dos povos primitivos, fizeram desenhos nas cavernas inspirados na arte rupestre e, em sala, aprenderam sobre os registros pictográficos, suportes, riscadores e tintas naturais. Veja algumas fotos abaixo:

Entrelaçando saberes: um jeito gostoso de aprender

Texto produzido por: Guirleide Teles

Este ano a Campanha da fraternidade chama a atenção para algo eminente, a necessidade de despertarmos para a forma como estamos cuidando da nossa casa, a nossa primeira casa, aquela que ultrapassa muros e que compartilhamos com todos os seres vivos, o meio ambiente. Estamos interferindo no equilíbrio da natureza e deixando para as próximas gerações uma casa cada vez mais suja e desorganizada. É tempo de educarmos as gerações e provocarmos uma mudança de comportamento. Assumir a responsabilidade com a Casa Comum exige uma profunda mudança no estilo de vida e nos valores que orientam nossa ação. Nosso modelo de sociedade está baseado no consumo e na aparência. Para suprir essas necessidades, sacrificamos a Casa Comum, que é o espaço em que habitamos.

Nem sempre estamos atentos para atitudes simples, por exemplo, o descarte correto do lixo, ligar nossas casas às redes de esgoto, cuidar da água, entre outras. A falta desses cuidados fere a Criação, de forma que, no lugar de flores, jardins e frutos diversos, vemos esgoto a céu aberto, rios poluídos e monoculturas. A diversidade da criação de Deus desaparece.

A Escola Espaço Educar tem desenvolvido de forma transversal em seus projetos temas que traduzem preocupações da sociedade brasileira de hoje. Os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas, na vida cotidiana. Atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância pela identificação com valores observados em modelos externos ou grupos de referência, e a escola cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para o desenvolvimento de uma vida cada vez mais saudável.

A contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la. Um projeto pedagógico com esse objetivo poderá ser orientado por três grandes diretrizes:

• posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente;

• não tratar os valores apenas como conceitos ideais;

• incluir essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar.

Segue abaixo alguns exemplos do trabalho desenvolvido nos módulos em todas as séries do ensino fundamental:

Aula de artes: como fazer papel machê

O papel machê foi criado pelos chineses há mais de 2 mil anos atrás, onde posteriormente foi levado para Europa, onde era utilizado para produção de objetos de decoração, em países como França e Inglaterra. E foi na França que surgiu seu nome, papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado.

Durante as aulas de artes, os alunos dos Jardins I tiveram a oportunidade fazer papel machê e moldar objetos em diferentes formatos, utilitários e decorativas. Acompanhe o passo a passo e faça em casa com seu filho!

Material:

  • Jornal
  • Cola fria (branca)
  • Recipiente
  • Pinceis para dar o acabamento

Passo a passo:

Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente.

Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem.

Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas, no mínimo.

Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, formando bolas que coloca no recipiente.

Adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.

Trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada. Pinte  e decore como preferir.

Veja fotos de alguns momentos das crianças fazendo o papel machê em sala de aula

 

 

 

uma colher pequena de vinagre ou agua sanitaria, para evitar o mal cheiro
uma colher grande de farinha de trigo
papel toalha ou rolo de papel higienico

 

 

Dica da nutricionista: Seu filho sofre com intestino preso?

Texto: Elisa Boia- Nutricionista (CRN- 13785)

A constipação intestinal é um problema comum que atinge as crianças. Também conhecida como “intestino preso”, pode ser motivo de sofrimento para a criança e preocupação para os pais. As substituições alimentares incorretas ajudam para que esse desconforto aumente; por isso atenção para as dicas:

1) Substitua o pão branco por pão integral;

2) Pelo menos 2 vezes na semana inclua o arroz integral no almoço da criança;

3) Crianças que têm certa resistência com verduras, tente oferecer purê, sopas ou suflê. Os vegetais são ótimas fontes de fibras;

4) Estimule a criança a andar sempre com um garrafinha de água;

5) Acrescente em alguma refeição do dia 1 colher de sobremesa de aveia ou linhaça;

6) Suco laxante:

  • 3 ameixas pretas sem caroço (deixar em um copo de água de um dia para o outro)
  • ¼ mamão papaia
  • 1 laranja lima
  • 1 colher de sobremesa de linhaça
  • Preparo: esprema a laranja, sem coar bata no liquidificador junto com o mamão, as ameixas e a linhaça. Pode adoçar com 1 colher de chá de mel (maiores de 1 ano e não diabéticas). Ofereça 200 ml para criança antes do café da manhã. 😉

Confira mais dicas em: http://www.pediatriaemfoco.com.br/

Tecnologia na sala de aula

Texto produzido por Luysla Grigório

As turmas do 2º ano trabalharam a leitura de uma forma dinâmica e lúdica através de um aplicativo proposto pelas professoras durante a aula de português. Durante a atividade, os alunos usaram o Caça-Palavras e, de forma dirigida, puderam brincar a partir dos desafios que encontraram a cada nível vencido, envolvendo raciocínio lógico e concentração. 

É importante destacar que, ao brincar/ jogar, a criança leva esta atividade muito a sério. Além disso a criança desenvolve os  aspectos motor, afetivo, moral e  social. Através do jogo se revelam a autonomia, criatividade, originalidade e a possibilidade de simular e experimentar situações no nosso cotidiano. Em particular, os jogos lógicos, tal qual utilizado nessa aula de Língua Portuguesa, desafiam a mente. Através dele a criança pode desenvolver a capacidade de raciocínio e concentração.

Veja algumas fotos:

Ações de conscientização e combate ao Aedes Aegypti

No último dia 19, lançamos, com nossos alunos, uma campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao longo da semana, as crianças produziram cartazes, slogans, assistiram à uma peça sobre o tema, entre outras atividades. 

A campanha

A ideia da nossa campanha é que as crianças também ajudem na disseminação das informações de prevenção e combate ao mosquito transmissor, ajudando na mobilização e cobrando aos próprios pais, caso encontrem eventual criadouro. Ao longo das próximas semanas, serão desenvolvidas atividades como produção de cartazes, slogans e vídeos com orientações.

Veja algumas fotos das atividades:

Curso de Inglês para Colaboradores

Caros colaboradores

Há alguns anos, o inglês era um privilégio de poucos, hoje, é uma necessidade de todos. Por que isso? Sendo uma língua internacional, a língua dos negócios, dos estudos, das viagens, enfim, da comunicação com o mundo globalizado em que vivemos, saber inglês torna-se cada vez mais imprescindível na nossa vida. Ele aparece no nosso dia a dia em palavras adotadas e em pleno uso entre nós brasileiros, a exemplo de notebook, laptop, pen drive, download e tantas outras que a Internet popularizou, o que nos faz perceber a crescente influência que essa língua exerce na nossa cultura. No mercado de trabalho, o Inglês é cada vez mais solicitado e mesmo exigido por grandes empresas. Saber Inglês com desenvoltura é um diferencial no currículo que garante ao candidato melhores oportunidades de emprego. A globalização tem proporcionado a muitos brasileiros viagens ao exterior de estudos, negócios ou turismo. Muitos estrangeiros têm vindo ao Brasil com os mesmos objetivos.

Nesse intercâmbio cultural, a língua mais utilizada na comunicação é o Inglês que hoje é falado por mais de 400 milhões de pessoas como primeira língua, não só nos Estados Unidos e Reino Unido, mas também na Austrália, Nova Zelândia e grande parte do Canadá. Estatísticas apontam que uma de cada seis pessoas do mundo fala Inglês, seja como primeira ou segunda língua. Pensando em tudo isso e mantendo nosso desejo de proporcionar o desenvolvimento de todos vocês, organizamos um curso de Inglês, que acontecerá em dois horários, uma vez por semana. 

Segunda-feira –18h15min às 19h05min

Quarta-feira – 12h15min às 13h05min

A professora Flávia será a responsável pelo curso. O custo será de R$ 20,00 por mês. Esse valor será utilizado para pagamento das horas/aulas da professora e o saldo será guardado em um fundo. No final do ano, caso haja caixa positivo, faremos uso coletivo (sorteio de um objeto, cinema, lanche…). O curso começará no dia 02 de março. As aulas acontecerão na sala 10, pátio 4. As matrículas serão feitas pelo site. Faça já a sua, no horário que ficar mais confortável. Seja assíduo e comprometido com o curso.

Inscrições encerradas para essas turmas.

Be very welcome!

Flag of England from symbols of the United Kingdom and London

Reconhecimento

Reconhecimento! Na última segunda-feira (22) recebemos a visita do Hilton, nosso ex-aluno, que veio agradecer os ensinamentos da tia Alinny, professora de matemática do 5º ano. Cursando o 6º ano em outra escola, Hilton participou de atividades de sondagem com assuntos gerais de matemática, na qual acertou todas as questões.
 
“Fiquei imensamente feliz pelo reconhecimento, embora receba crianças com as mais variadas habilidades e outras até com dificuldades, procuro enaltecer seus avanços e ajudá-las da melhor forma. Com Hilton não foi diferente, um garoto muito dedicado e inteligente sempre em busca de novos saberes. Muitas vezes me ensinou algo novo que aprendeu na internet. Cada conversa sobre o mundo da matemática fazia seus olhos brilharem e contemplar isso é maravilhoso. Ainda me deparo com algumas crianças repetindo a frase “eu não gosto de matemática”. De imediato eu digo, não podemos dizer isso sem ao menos dar a oportunidade de conhecer o mundo dos números, da lógica, dos problemas com ou sem solução. Um mundo que está ao nosso redor e que todos os dias nos surpreendem. Ao Hilton hoje e a todos os Marcos, Marias, Carolinas, Rodrigos, Natálias, Pedros e Lucas que o Espaço Educar me deu o meu muito obrigada, hoje e sempre”, professora Emanuelle Alinny Pontes, professora de Matemática do 5º ano.
 
O trabalho de base com assuntos de matemática que fazemos na nossa escola, reflete no futuro dos nossos alunos!
 
 
 

Projeto Abelhas- doce descobertas

Hoje os alunos dos Jardins II receberam a visita do pai Márcio Espíndola, que dividiu com as crianças algumas experiências vividas na granja de sua família. Durante o projeto, os alunos pesquisam sobre a forma de vida das abelhas, conhecem as características gerais, anatomia, alimentação, reprodução, tempo de vida e funções na colmeia.

Veja algumas fotos da visita do apicultor:

Dia de conscientização escolar contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, o Ministério da Educação lançou, nesta sexta-feira (19), a campanha Escola sem Zika. No Espaço Educar, desenvolveremos com nossos alunos algumas atividades com o objetivo de divulgar ações de prevenção e mobilizar a comunidade escolar a fiscalizar os possíveis focos do criadouro.

A ideia da nossa campanha é que as crianças também ajudem na disseminação das informações de prevenção e combate ao mosquito transmissor, ajudando na mobilização e cobrando aos próprios pais, caso encontrem eventual criadouro. Ao longo das próximas semanas, serão desenvolvidas atividades como produção de cartazes, slogans e vídeos com orientações.

Em uma das atividades programadas, as crianças farão um checklist com as principais medidas para eliminar a formação de criadouros e serão convidados a tirar uma selfie em casa para enviar através de e-mail ou das redes sociais.

“A escola é um espaço para informação e reflexão, nada mais adequado do que trazer essa campanha também para nossos alunos, com essas atividades de caráter educativo. Queremos intensificar a conscientização dos nossos alunos e da comunidade escolar para a importância de erradicar os criadouros do mosquito”, disse Conceição França, diretora pedagógica.

Para combater o mosquito

Como alguns veículos de comunicação já têm noticiado, a Ponta Verde é um dos bairros que apresenta maior foco do mosquito aedes aegypti. Pensando em proporcionar às nossas crianças um ambiente escolar seguro, desde outubro de 2015, plantamos e espalhamos em pontos estratégicos da escola, várias mudas de citronela e hortelã, que agem como repelente natural, afastando os mosquitos.

“Essa medida ajuda, mas não elimina o risco da picada. O ideal é o envolvimento de toda a comunidade, adotando um conjunto de medidas preventivas”, disse Silvia Melo, diretora administrativa.

Contra a Zika, não há vacina, o caminho é a prevenção. A participação social é fundamental para vencer a luta contra o aedes aegypti. Mantenha os reservatórios de água sempre tampados, evitando o acumulo de água e impedindo o surgimento de focos do mosquito. Juntos contra a Zika!